CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO O DIABO NA CRUZ DE NGUGI WA THIONG'O

Autores

  • Juan Carlos Vásquez García Universidad de Antioquia

Palavras-chave:

África anglófona; análise literária; educação; literatura africana

Resumo

A análise literária na formação de professores de línguas estrangeiras é uma atividade que ainda precisa ser fortalecida, especialmente o estudo de obras literárias não canônicas, ou seja, aquelas que vêm de centros de produção que não os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, este texto apresenta os resultados da análise literária de O Diabo na Cruz do escritor queniano Ngugi wa Thiong'o, cujo objetivo era explorar, a partir de uma abordagem descolonial e ladinoamefricana, as expressões, práticas ou concepções subjacentes da educação. Constatou-se que a educação é um campo em disputa entre as forças coloniais e descoloniais que encontram nas práticas linguísticas escritas e orais os mecanismos para, por um lado, impor imagens e sentimentos coloniais que procuram perpetuar a escravidão das mentes e corpos das populações colonizadas e, por outro lado, tentar recuperar a memória e, com ela, a relevância cultural e política dos povos subjugados.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Vásquez García, J. C. . (2023). CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO O DIABO NA CRUZ DE NGUGI WA THIONG’O. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 66–96. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5468