Racismo e formação da identidade racial na literatura infanto-juvenil: Uma análise de Flicts e Pretinha, eu?
Keywords:
Literatura Infanto-Juvenil, Racismo, Identidade racial.Abstract
Este artigo tem o intuito de analisar como a questão étnico-racial tem sido trabalhada em livros voltados para crianças e adolescentes, os quais estão em processo de construção de sua identidade e de formação como cidadãos e por isso a Literatura Infanto-Juvenil tem papel relevante nesse processo. Desta maneira, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de duas obras, uma destinada as crianças, Flicts de Ziraldo, e outra voltada para adolescentes, Pretinha, eu? De Júlio Emílio Braz, as quais durante seus relatos são encontradas questões como o preconceito racial e, finalmente, a aceitação da própria identidade, demonstrando que esse público-leitor não deve ser subestimado, mas, que temas como esses devem ser tratados com o objetivo de auxiliar na formação deles enquanto indivíduos sociais.Downloads
References
AXER, Bonnie. Literatura Infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças. In: Biblioteca/Educação Artística. 2009. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0022.html. Acesso em 27 jun. 2016.
BARREIROS, Ruth Ceccon. Leitura e Formação IdentITÁTIA NA Literatura Infantil Afrobrasileira. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. 06 a 08 out. 2010. UNIOESTE, Cascavel / PR. 2010. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/ iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2022/leitura%20e%20formacao%20identitaria%20na%20literatura%20infantil%20afrobrasileira.pdf. >. Acesso em 28 jun. 2016.
BRAZ, Júlio Emílio. Pretinha, eu? São Paulo: Scipione, 1997.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Ática, 1997.
D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. In: Jornal UNESP, ano XXI, n. 225, agosto 2007. Disponível em: <http://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php>. Acesso em 30 jun. 2016.
DIAS, Alfrancio Ferreira. A identidade cultural do negro na literatura infantil de Monteiro Lobato. In: Revista Fórum Identidades, Universidade Federal de Sergipe, ano 3, vol. 3, jan-jun 2008, p. 103-109. Disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ
_FORUM_IND_3/SESSAO_L_FORUM_Pg_103_109.pdf.>. Acesso em 28 jun. 2016.
GUIMARÃES, Eduardo da Silva; DANTAS, Rejane Maria; MOURA, Daysa Cabral de. Literatura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões sobre a construção da identidade racial das crianças negras. 2012. Disponível em: <https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/ 2012.1/literatura%20africana%20e%20afro-brasileira%20na%20educao%20 infantil.pdf.>. Acesso em 28 jun. 2016.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. Dissertação (Pós-Graduação em Educação). Universidade Estadual Paulista – Unesp, Marília-SP, 2012, 156f. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/lopes_nr_me_mar.pdf.>. Acesso em 30 jun. 2016.
MARIOSA, Gilmara Santos; REIS, Maria da Glória dos. A Influência da Literatura Infantil Afro-Brasileira na Construção das Identidades das Crianças. In: Estação Literária, Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. 2011, p. 42-53. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/ article/view/25625>. Acesso em 29 jun. 2016.
MICHAELIS ONLINE. Raça. 2016. Disponível em: . Acesso em 28 jun. 2016.
MIGUEL, Adilson. Lobato e o racismo. In: Revista Emília. 2013. Disponível em: <http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=277>. Acesso em 28 jun. 2016.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), UFF, Rio de Janeiro, n. 5, 2004, p. 15-34. Disponível em: <http://www.uff.br/penesb/images/publicacoes/ Penesb%205%20-%20Texto%20Kabenguele%20Munanga.pdf>. Acesso em 29 jun. 2016.
PIMENTEL, Josiane de Jesus Costa; SILVA, Juliana Lemos da; SANTOS, Nathalya Aparecida de Melo. Racismo na Escola: Um desafio a ser superado. 2015. Disponível em: <http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2015/ 06/Racismo_Escola_um_desafio_ser_superado_ped.pdf.>. Acesso em 29 jun 2016.
RAMOS, Angela Maria Parreiras. Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, 116f. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp040668.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
REIS, Wilma Jacyere Silva dos; SILVA, Teresa Cristina. A Literatura Infantil nos Anos Iniciais: a questão racial e o preconceito na sala de aula. In: Anais III ENID, UEPB, v. 1, 2013. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/ revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_6datahora_02_10_2013_20_56_03_idinscrito_1089_9a59a7cdf5a97d1b07636289ae7bdf65.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
RIBEIRO, Anailde da Silva. A construção do ardil feminino na literatura: sob a perspectiva de Penélope e Capitolina. In: Revista Letras Raras, v. 3, n. 1, 2014, p. 122-143. Disponível em: <http://150.165.111.246/revistarepol/ index.php/RLR/article/view/233/188 >. Acesso em 28 jun. 2016.
ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações sociais. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, 2012, p. 11-46. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2016.
RUFINO, Tatiana Cristina Dias. Representação da Identidade Negra nos Livros de Literatura Infantil. 2010, 64f. TCC (Licenciatura em Pedagogia), Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2010. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/handle/1/223>. Acesso em 27 jun. 2016.
SANTOS, Adeilma Machado dos. Pretinha, eu? Literatura Infanto-Juvenil e Identidade Negra: novos olhares para a formação de leitores negros. In: Revista Enlije, v. 1, p. 1, 2012. Disponível em: <http://editorarealize.com.br /revistas/enlije/resumo.php?idtrabalho=129>. Acesso em 30 jun. 2016.
SANTOS, Neide Medeiros. FLICTS – um clássico da literatura infantil brasileira. In: Nas trilhas da Literatura, 5 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://nastrilhasdaliteratura.blogspot.com.br/2009/12/flicts-um-classico-da-literatura.html>. Acesso em 30 jun. 2016.
SOUZA, Jaíde do Nascimento.; PAIVA, Tatiana Rachel Andrade e . Projeto: Discutindo a Diversidade Étnico Racial na Educação Infantil. In: Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - ENLIJE, 2012, Campina Grande/PB. Anais Enlije IV - 2012. Campina Grande/PB: Realize Editora, 2012. v. 1. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/ trabalhos/59789aa2cbdc7265b777cb669d6c9137_417_260_.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
SOUZA, Kell. A Questão Étnico-Racial na Literatura Infantil. In: Ofensiva Negritude. 2010. Disponível em: <http://ofensivanegritude.blogspot.com.br /2010/10/questao-etnico-racial-na-literatura.html >. Acesso em 27 jun. 2016.
ZIRALDO. Flicts. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.