Racismo e formação da identidade racial na literatura infanto-juvenil: Uma análise de Flicts e Pretinha, eu?
Palavras-chave:
Literatura Infanto-Juvenil, Racismo, Identidade racial.Resumo
Este artigo tem o intuito de analisar como a questão étnico-racial tem sido trabalhada em livros voltados para crianças e adolescentes, os quais estão em processo de construção de sua identidade e de formação como cidadãos e por isso a Literatura Infanto-Juvenil tem papel relevante nesse processo. Desta maneira, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de duas obras, uma destinada as crianças, Flicts de Ziraldo, e outra voltada para adolescentes, Pretinha, eu? De Júlio Emílio Braz, as quais durante seus relatos são encontradas questões como o preconceito racial e, finalmente, a aceitação da própria identidade, demonstrando que esse público-leitor não deve ser subestimado, mas, que temas como esses devem ser tratados com o objetivo de auxiliar na formação deles enquanto indivíduos sociais.Downloads
Referências
AXER, Bonnie. Literatura Infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças. In: Biblioteca/Educação Artística. 2009. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_artistica/0022.html. Acesso em 27 jun. 2016.
BARREIROS, Ruth Ceccon. Leitura e Formação IdentITÁTIA NA Literatura Infantil Afrobrasileira. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. 06 a 08 out. 2010. UNIOESTE, Cascavel / PR. 2010. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/ iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2022/leitura%20e%20formacao%20identitaria%20na%20literatura%20infantil%20afrobrasileira.pdf. >. Acesso em 28 jun. 2016.
BRAZ, Júlio Emílio. Pretinha, eu? São Paulo: Scipione, 1997.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Ática, 1997.
D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. In: Jornal UNESP, ano XXI, n. 225, agosto 2007. Disponível em: <http://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php>. Acesso em 30 jun. 2016.
DIAS, Alfrancio Ferreira. A identidade cultural do negro na literatura infantil de Monteiro Lobato. In: Revista Fórum Identidades, Universidade Federal de Sergipe, ano 3, vol. 3, jan-jun 2008, p. 103-109. Disponível em: <http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ
_FORUM_IND_3/SESSAO_L_FORUM_Pg_103_109.pdf.>. Acesso em 28 jun. 2016.
GUIMARÃES, Eduardo da Silva; DANTAS, Rejane Maria; MOURA, Daysa Cabral de. Literatura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões sobre a construção da identidade racial das crianças negras. 2012. Disponível em: <https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/ 2012.1/literatura%20africana%20e%20afro-brasileira%20na%20educao%20 infantil.pdf.>. Acesso em 28 jun. 2016.
LOPES, Naiane Rufino. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2010: personagens negros como protagonistas e a construção da identidade étnico-racial. Dissertação (Pós-Graduação em Educação). Universidade Estadual Paulista – Unesp, Marília-SP, 2012, 156f. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/lopes_nr_me_mar.pdf.>. Acesso em 30 jun. 2016.
MARIOSA, Gilmara Santos; REIS, Maria da Glória dos. A Influência da Literatura Infantil Afro-Brasileira na Construção das Identidades das Crianças. In: Estação Literária, Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. 2011, p. 42-53. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/ article/view/25625>. Acesso em 29 jun. 2016.
MICHAELIS ONLINE. Raça. 2016. Disponível em: . Acesso em 28 jun. 2016.
MIGUEL, Adilson. Lobato e o racismo. In: Revista Emília. 2013. Disponível em: <http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=277>. Acesso em 28 jun. 2016.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), UFF, Rio de Janeiro, n. 5, 2004, p. 15-34. Disponível em: <http://www.uff.br/penesb/images/publicacoes/ Penesb%205%20-%20Texto%20Kabenguele%20Munanga.pdf>. Acesso em 29 jun. 2016.
PIMENTEL, Josiane de Jesus Costa; SILVA, Juliana Lemos da; SANTOS, Nathalya Aparecida de Melo. Racismo na Escola: Um desafio a ser superado. 2015. Disponível em: <http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2015/ 06/Racismo_Escola_um_desafio_ser_superado_ped.pdf.>. Acesso em 29 jun 2016.
RAMOS, Angela Maria Parreiras. Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, 116f. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp040668.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
REIS, Wilma Jacyere Silva dos; SILVA, Teresa Cristina. A Literatura Infantil nos Anos Iniciais: a questão racial e o preconceito na sala de aula. In: Anais III ENID, UEPB, v. 1, 2013. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/ revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_6datahora_02_10_2013_20_56_03_idinscrito_1089_9a59a7cdf5a97d1b07636289ae7bdf65.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
RIBEIRO, Anailde da Silva. A construção do ardil feminino na literatura: sob a perspectiva de Penélope e Capitolina. In: Revista Letras Raras, v. 3, n. 1, 2014, p. 122-143. Disponível em: <http://150.165.111.246/revistarepol/ index.php/RLR/article/view/233/188 >. Acesso em 28 jun. 2016.
ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações sociais. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, 2012, p. 11-46. Disponível em: . Acesso em 30 jun. 2016.
RUFINO, Tatiana Cristina Dias. Representação da Identidade Negra nos Livros de Literatura Infantil. 2010, 64f. TCC (Licenciatura em Pedagogia), Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2010. Disponível em: <http://repositorio.unesc.net/handle/1/223>. Acesso em 27 jun. 2016.
SANTOS, Adeilma Machado dos. Pretinha, eu? Literatura Infanto-Juvenil e Identidade Negra: novos olhares para a formação de leitores negros. In: Revista Enlije, v. 1, p. 1, 2012. Disponível em: <http://editorarealize.com.br /revistas/enlije/resumo.php?idtrabalho=129>. Acesso em 30 jun. 2016.
SANTOS, Neide Medeiros. FLICTS – um clássico da literatura infantil brasileira. In: Nas trilhas da Literatura, 5 de dezembro de 2009. Disponível em: <http://nastrilhasdaliteratura.blogspot.com.br/2009/12/flicts-um-classico-da-literatura.html>. Acesso em 30 jun. 2016.
SOUZA, Jaíde do Nascimento.; PAIVA, Tatiana Rachel Andrade e . Projeto: Discutindo a Diversidade Étnico Racial na Educação Infantil. In: Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - ENLIJE, 2012, Campina Grande/PB. Anais Enlije IV - 2012. Campina Grande/PB: Realize Editora, 2012. v. 1. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/enlije/ trabalhos/59789aa2cbdc7265b777cb669d6c9137_417_260_.pdf.>. Acesso em 29 jun. 2016.
SOUZA, Kell. A Questão Étnico-Racial na Literatura Infantil. In: Ofensiva Negritude. 2010. Disponível em: <http://ofensivanegritude.blogspot.com.br /2010/10/questao-etnico-racial-na-literatura.html >. Acesso em 27 jun. 2016.
ZIRALDO. Flicts. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.