Racismo e formação da identidade racial na literatura infanto-juvenil: Uma análise de Flicts e Pretinha, eu?

Autores

  • Anailde da Silva Ribeiro FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

Palavras-chave:

Literatura Infanto-Juvenil, Racismo, Identidade racial.

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar como a questão étnico-racial tem sido trabalhada em livros voltados para crianças e adolescentes, os quais estão em processo de construção de sua identidade e de formação como cidadãos e por isso a Literatura Infanto-Juvenil tem papel relevante nesse processo. Desta maneira, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de duas obras, uma destinada as crianças, Flicts de Ziraldo, e outra voltada para adolescentes, Pretinha, eu? De Júlio Emílio Braz, as quais durante seus relatos são encontradas questões como o preconceito racial e, finalmente, a aceitação da própria identidade, demonstrando que esse público-leitor não deve ser subestimado, mas, que temas como esses devem ser tratados com o objetivo de auxiliar na formação deles enquanto indivíduos sociais. 

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Biografia do Autor

Anailde da Silva Ribeiro, FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

Advogada autônoma e Professora concursada pelo Estado de Pernambuco. Atualmente é graduada em Direito, pela UNINASSAU, Licenciada em Letras, pela UPE Campus Mata Norte, Especialista em Mediação e Arbitragem de Conflitos, pela FOCCA, e é pós-graduanda em Literatura Brasileira, pela FAFIRE.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Ribeiro, A. da S. (2021). Racismo e formação da identidade racial na literatura infanto-juvenil: Uma análise de Flicts e Pretinha, eu?. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 5(1), 35–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2140