DIÁLOGO ACERCA DA INJUSTIÇA
Keywords:
Diálogo, Injustiça, Vertentes ideológicasAbstract
RESUMOO objetivo principal do escrito é explorar a exposição de ideias filosóficas através de um diálogo que se encaixa nos moldes do realismo mágico. A inquietação com a injustiça ainda é uma preocupação do homem contemporâneo, e, mais ainda, para os estudos da filosofia política. Em uma época em que o desejo de poder e o arbítrio de alguns homens estão corrompendo as instituições democráticas e os alicerces do republicanismo, o recurso de uma narrativa fantástica, posta por personagens irreais, poderia se encaixar perfeitamente em exemplo de situações experimentadas no cotidiano. Assim, concomitante ao primevo desiderato, o escrito mostra o elemento passional como uma marca ainda presente no tratamento da coisa pública.Downloads
References
BÍBLIA, A. T. Juízes In: BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada (King James Atualizada): Tradução sob direção da Sociedade Bíblia Ibero-Americana & Abba Press no Brasil. São Paulo: Abba Press, 2012. p. 496.
HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, A matéria, a forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Ícone, 2008.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Martins Fontes, 2007.
MORE, Thomas. Utopia. Brasília: UnB, 2004.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Ibero-Americano, 1967.
PLATÃO. A República. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
PLATÃO. Górgias In: Diálogos II. Bauru: Edipro, 2007
PLATÃO. Mênon In: Diálogo V. Bauru: Edipro, 2010
PLATÃO. Protágoras In: Diálogo I. São Paulo: Edipro, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.