DIÁLOGO ACERCA DA INJUSTIÇA
Palavras-chave:
Diálogo, Injustiça, Vertentes ideológicasResumo
RESUMOO objetivo principal do escrito é explorar a exposição de ideias filosóficas através de um diálogo que se encaixa nos moldes do realismo mágico. A inquietação com a injustiça ainda é uma preocupação do homem contemporâneo, e, mais ainda, para os estudos da filosofia política. Em uma época em que o desejo de poder e o arbítrio de alguns homens estão corrompendo as instituições democráticas e os alicerces do republicanismo, o recurso de uma narrativa fantástica, posta por personagens irreais, poderia se encaixar perfeitamente em exemplo de situações experimentadas no cotidiano. Assim, concomitante ao primevo desiderato, o escrito mostra o elemento passional como uma marca ainda presente no tratamento da coisa pública.Downloads
Referências
BÍBLIA, A. T. Juízes In: BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada (King James Atualizada): Tradução sob direção da Sociedade Bíblia Ibero-Americana & Abba Press no Brasil. São Paulo: Abba Press, 2012. p. 496.
HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, A matéria, a forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Ícone, 2008.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Martins Fontes, 2007.
MORE, Thomas. Utopia. Brasília: UnB, 2004.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Ibero-Americano, 1967.
PLATÃO. A República. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
PLATÃO. Górgias In: Diálogos II. Bauru: Edipro, 2007
PLATÃO. Mênon In: Diálogo V. Bauru: Edipro, 2010
PLATÃO. Protágoras In: Diálogo I. São Paulo: Edipro, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.