PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA

Autores/as

  • Claudio Novaes UEFS

Palabras clave:

Cinema, Educação, Escola, Lei

Resumen

O dispositivo 13.006 acrescenta na Lei das Diretrizes de Base da Educação/LDB um inciso com a seguinte redação: “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”. A partir deste marco legal sobre a inclusão do cinema na sala de aula problematizamos em três etapas este tema: qual é a estrutura institucional da escola brasileira e formação do professor para executar este dispositivo; e, para finalizar, apresentamos um exemplo de análise cinematográfica focada na inserção contextualizada do cinema como instrumento de formação pedagógica do olhar.

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Citas

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Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Novaes, C. (2017). PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 3(1), 29–47. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1423

Número

Sección

ARTIGOS