120 DIAS DE SODOMA: ENTRE SADE E PASOLINI, A LEITURA DAS VIOLAÇÕES DO CORPO E DO SEXO
Palabras clave:
Salò, ou os 120 dias de Sodoma, Os 120 dias de Sodoma, ou a Escola da libertinagem, Violações do corpo e do sexo, Crítica ao tempo presente.Resumen
Em janeiro de 1976, é lançada na Itália aquela que seria a obra-testamento do poeta, escritor e crítico italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Salò, o le 120 giornate di Sodoma (1975) é das obras cinematográficas de todos os tempos talvez a mais inquietante e perturbadora. Livremente inspirado na novela do Marquês de Sade (1740-1814), Les 120 journées de Sodoma, ou L’École du libertinage (1785), o filme retrata superlativamente as expressões do horror, advindas da violação dos corpos e dos sexos pelos poderes burgueses. A pretensão de Pasolini não é, pois, a de uma mera adaptação do escrito sadiano, mas a de hipercrítica estética à reificação e à banalização da vida e da juventude em seu tempo presente.Descargas
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