Roberval Pereyr: autoria múltipla e migrações criativas
Palabras clave:
Poesia, Multiplicidade, Roberval PereyrResumen
O presente artigo objetiva traçar um panorama crítico acerca do construto literário, forjado por Roberval Pereyr, publicado na Revista Hera. Acreditamos que os contos e os poemas de Pereyr são mais que contos e poemas, ou não se contentam em serem apenas contos e poemas, são algo a mais: docência, teoria, crítica e poesia. Dessa forma, os escritos que se abrem, nas próximas linhas, desvelam a postura e o perfil múltiplo de um poeta que engendra, deliberadamente, uma tensão dialógica entre as diversas linguagens advindas dos mais variados lugares discursivos, em uma ininterrupta rotação, e faz com que o leitor se pergunte: É poesia? É teoria? É crítica? Ou tudo isso ao mesmo tempo? As linhas seguintes mostram que a última questão, se transformada em assertiva, é a mais profícua para entendermos as representações da multiplicidade no jogo literário proposto pelo o eu-lírico pereyriano.Descargas
Citas
BRASILEIRO, Antonio [et al]. Hera: 1972-2005. Edição Fac-Similar. Salvador: Fundação Pedro Calmon; Feira de Santana: UEFS Editora, 2010.
JAPIUSSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
PEREYR, Roberval. A unidade primordial da lírica moderna. Feira de Santana: UEFS Editora, 2000.
PEREYR, Roberval. Amálgama: Nas praias do avesso e poesia anterior. Salvador: SCT, FUNCEB, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.