Roberval Pereyr: autoria múltipla e migrações criativas
Palavras-chave:
Poesia, Multiplicidade, Roberval PereyrResumo
O presente artigo objetiva traçar um panorama crítico acerca do construto literário, forjado por Roberval Pereyr, publicado na Revista Hera. Acreditamos que os contos e os poemas de Pereyr são mais que contos e poemas, ou não se contentam em serem apenas contos e poemas, são algo a mais: docência, teoria, crítica e poesia. Dessa forma, os escritos que se abrem, nas próximas linhas, desvelam a postura e o perfil múltiplo de um poeta que engendra, deliberadamente, uma tensão dialógica entre as diversas linguagens advindas dos mais variados lugares discursivos, em uma ininterrupta rotação, e faz com que o leitor se pergunte: É poesia? É teoria? É crítica? Ou tudo isso ao mesmo tempo? As linhas seguintes mostram que a última questão, se transformada em assertiva, é a mais profícua para entendermos as representações da multiplicidade no jogo literário proposto pelo o eu-lírico pereyriano.Downloads
Referências
BRASILEIRO, Antonio [et al]. Hera: 1972-2005. Edição Fac-Similar. Salvador: Fundação Pedro Calmon; Feira de Santana: UEFS Editora, 2010.
JAPIUSSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
PEREYR, Roberval. A unidade primordial da lírica moderna. Feira de Santana: UEFS Editora, 2000.
PEREYR, Roberval. Amálgama: Nas praias do avesso e poesia anterior. Salvador: SCT, FUNCEB, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.