DIVERSIDADE NA INFÂNCIA: SUAS TRAJETÓRIAS E LEIS
Palabras clave:
Educação na Infância; Relações étnicas e raciais; Lei 10.639/03Resumen
O presente trabalho tem por objetivo fomentar a discussão e compreensão sobre a legislação educacional, de âmbito nacional, sobre questões étnicos e raciais, com a abordagem da Lei 10.639/03, que é discutida e se reverbera nas práticas educativas contemporâneas da primeira infância. Para tanto, nos valemos dos referenciais teóricos dos seguintes teóricos e teóricas: Cavalleiro (2018), Munanga (2005), Kramer (2000), Áriès (1981), Nogueira (2012), Sarmento (2009), Qvortrup (2010), Nunes (2015). A fim de refletir as razões pelas quais o racismo ainda prevalece no âmbito escolar, além de trazer questões historiográficas sobre a infância, que poderão se valer para as propostas de tratamentos dignos para as crianças presentes no ambiente escolar.Descargas
Citas
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. RJ: LTC, 1981.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 28 nov. 2019.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 28 nov. 2019.
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar, racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
DIAS, Sabrina da C. A emergência da Sociologia da Infância: rupturas conceituais no campo da Sociologia e os paradoxos da Infância na contemporaneidade. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. ISSN 2236-5729. Disponível em:
file:///D:/Geral%20PC/Downloads/79-269-2-PB.pdf?. Acesso em: 30 nov. 2019.
KRAMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Disponível em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/23857/16830?
Acesso em: 16 nov. 2019.
LIMA, José Milton de. A sociologia da infância e a educação infantil: Outro olhar para as crianças e suas culturas. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 14 - n. 1 - jan-abr. 2014.
MUNANGA. Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada e Diversidade, 2005.
MWEWA, C. M.; Pinto, S. M. E., & Bispo, S. A. da S. (2016). Mediações étnico-raciais no contexto da educação infantil em Três Lagoas/MS: um estudo de caso. Zeros-a-Seis, 18(33), 65-82. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p65/31491?. Acesso em: 28 jun. 2019.
NOGUEIRA, Ione da Silva C; SANTOS, Valdeci Luiz F. Políticas Públicas para a Educação no Brasil Infância, Conselhos de Educação e Formação de Educadores. 1. ed. – Curitiba, PR: CRV, 2012.
NUNES, Míghian Danae F. Sociologia da infância, raça e etnografia intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 413-440, 2015.
QVORTRUP, Jens. Infância e política. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.777-792, set./dez. 2010. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000300006&lng=pt&tlng=pt?.Acesso em: 16 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.