DIVERSIDADE NA INFÂNCIA: SUAS TRAJETÓRIAS E LEIS

Autores/as

  • Elisangela Mariano Ferreira Costa UFMS -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do sul https://orcid.org/0000-0002-3183-4740

Palabras clave:

Educação na Infância; Relações étnicas e raciais; Lei 10.639/03

Resumen

O presente trabalho   tem por objetivo  fomentar a discussão e  compreensão sobre a legislação educacional, de âmbito nacional, sobre questões étnicos e raciais, com a abordagem da Lei 10.639/03, que é discutida e se reverbera nas práticas educativas contemporâneas da primeira infância. Para tanto, nos valemos dos referenciais teóricos dos seguintes teóricos e teóricas: Cavalleiro (2018), Munanga (2005), Kramer (2000), Áriès (1981), Nogueira (2012), Sarmento (2009), Qvortrup (2010), Nunes (2015). A fim de refletir as razões pelas quais o racismo ainda prevalece no âmbito escolar, além de trazer questões historiográficas sobre a infância, que poderão se valer para as propostas de tratamentos dignos para as crianças presentes no ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do sul

ossui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Pós Doutora em História pela Unicamp. Especialização em Gestão de Projetos. Pesquisadora do CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória/Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal. Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora no Programa de Pós Graduação em Educação/CPTL e no Profhistória/UFMT. Tem experiência na área de História, Patrimônio, museus e memória, Didática da História, História das mulheres, História e cultura africana e afro brasileira. Foi reitora do Centro Municipal de São José( USJ), Assessora de Pesquisa e Pós Graduação na mesma instituição. Foi chefe da divisão de formação de professores, aperfeiçoamento pedagógico(SEDFOR/UFMS). Coordena o Grupo de Pesquisa: Ensino de História, Mulheres e Patrimônio. Membro da ANPUH, SBHE, Rede interamericana de Educação Histórica. Apehun/Argentina. coordenadora de área do projeto Residência pedagógica/UFMS

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Publicado

2021-07-10

Cómo citar

Mariano Ferreira Costa, E., & Aparecida Martins Zarbato, J. (2021). DIVERSIDADE NA INFÂNCIA: SUAS TRAJETÓRIAS E LEIS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 149–160. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4339