UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA USADO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Palabras clave:
representação da mulher, multimodalidade, livro didáticoResumen
Esse trabalho é um recorte da pesquisa de iniciação científica (PIBIC), em que investigamos a representação das mulheres nos livros didáticos de língua inglesa em uma perspectiva multimodal. Aqui, apresentamos uma das análises desenvolvida com base no livro didático de língua inglesa utilizado nas escolas públicas no Sertão do Pajeú no período da pesquisa (2019 a 2020). Os materiais didáticos são recursos vitais no que se refere ao combate às desigualdades de gênero em sala de aula, uma vez que, muitos ainda estimulam em textos verbais e não verbais a segregação entre mulheres e homens. Para nossa investigação, utilizamos os documentos norteadores da educação, como as OCEM e o PNLD, além dos trabalhos de Brigolla e Ferreira (2013); Vilaça (2019); Louro (2003); Auad (2006) sobre gênero e escola, bem como Pereira (2007), Tílio (2010) e Kress e van Leeuwen (2006) para análise multimodal de discursos nos livros didáticos de língua inglesa. No contexto amplo da pesquisa identificamos a representação predominante de mulheres brancas do ramo do entretenimento. Na análise que trazemos aqui, é possível compreender que os discursos que subjazem a representação das mulheres nos livros didáticos para ensino de língua inglesa ainda reproduzem ideologias sexistas e valores conservadores.Descargas
Citas
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade?. Belo Horizonte – MG: Letramento: Justificando, 2018.
AUAD, Daniela. Como Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola. Contexto, 96 p. São Paulo, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD, 2017: Língua Estrangeira Moderna: Espanhol e Inglês Ensino Fundamental anos finais/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Brasília, DF, 2016. 92 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2017/index.html> Acesso em 10 de out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD, 2015: Língua Estrangeira Moderna: Espanhol e Inglês Ensino Fundamental anos finais/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Brasília, DF, 2014. 55 p. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/5940-guia-pnld-2015> Acesso em 19 de maio 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: Acesso em 10 de nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD, 2018: inglês - guia de livros didáticos - Inglês Ensino médio/Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Brasília, DF, 2017. 87 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2017/#> Acesso em 20 de dez. 2019.
BRIGOLLA, Fernanda de Cássia; FERREIRA, Aparecida de Jesus. A representação do Gênero Feminino nos Livros Didáticos de Língua Inglesa. V. 06, n. 14. Revista Uniabeu, 2013.
GUALBERTO, Clarice Lage. Multiletramentos a partir da Gramática do Design Visual: possibilidades e reflexões. Universidade de Minas Gerais. Anais do SILEL v. 3, nº 1, 2013.
HOLANDA, Maria Eldelita Franco. A multimodalidade no CD-ROM Interchange Third Edition: uma investigação à luz da Gramática do Design Visual. Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
KRESS, Gunther. “What is multimodality?”. In: Multimodality Key Concepts. 2012. Londres: mode, Instituto de Educação, Universidade de Londres. 10min. Col. Son. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nt5wPIhhDDU> Acesso em: 19 de mar. 2020.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2a ed. Londres: Routledge, 2006.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
NOVELINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. Departamento de Letras. PUC, Rio de Janeiro, 2007.
PEREIRA, Ariovaldo Lopes. Representações de gênero em Livros Didáticos de Língua Estrangeira: Discursos Gendrados e suas Implicações para o Ensino. Editora Mercado de Letras. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2007.
TAVARES, Kátia; FRANCO, Claudio. Way to go. Língua estrangeira moderna – Inglês, 2º ano do ensino médio. Editora Ática. 1ª edição, São Paulo, 2016.
TÍLIO, Rogério Casanovas. Gênero e Sexualidade nos Livros didáticos de Inglês: Ainda Tabus? Cadernos de Letras (UFRJ) n.26 – jun. 2010.
VAN DIJK, Teun. El análisis crítico del discurso. In: Anthropos. Barcelona. 1999, p. 23-36. Disponível em: <http://www.discursos.org/oldarticles/El%20an%E1lisis%20cr%EDtico%20del%20discurso.pdf > Acesso em: 30 julho 2015.
VILAÇA, Márcio Corrêa Luiz. O material Didático no Ensino de Língua Estrangeira: Definições, Modalidades e Papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Unigranrio, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.