UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA USADO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Larissa de Pinho Cavalcanti UFRPE-UAST
  • Jussara Barbosa da Silva UFRPE-UAST

Palabras clave:

representação da mulher, multimodalidade, livro didático

Resumen

Esse trabalho é um recorte da pesquisa de iniciação científica (PIBIC), em que investigamos a representação das mulheres nos livros didáticos de língua inglesa em uma perspectiva multimodal. Aqui, apresentamos uma das análises desenvolvida com base no livro didático de língua inglesa utilizado nas escolas públicas no Sertão do Pajeú no período da pesquisa (2019 a 2020). Os materiais didáticos são recursos vitais no que se refere ao combate às desigualdades de gênero em sala de aula, uma vez que, muitos ainda estimulam em textos verbais e não verbais a segregação entre mulheres e homens. Para nossa investigação, utilizamos os documentos norteadores da educação, como as OCEM e o PNLD, além dos trabalhos de Brigolla e Ferreira (2013); Vilaça (2019); Louro (2003); Auad (2006) sobre gênero e escola, bem como Pereira (2007), Tílio (2010) e Kress e van Leeuwen (2006) para análise multimodal de discursos nos livros didáticos de língua inglesa. No contexto amplo da pesquisa identificamos a representação predominante de mulheres brancas do ramo do entretenimento. Na análise que trazemos aqui, é possível compreender que os discursos que subjazem a representação das mulheres nos livros didáticos para ensino de língua inglesa ainda reproduzem ideologias sexistas e valores conservadores.

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Biografía del autor/a

Larissa de Pinho Cavalcanti, UFRPE-UAST

Professora Assistente da Licenciatura Plena em Letras da UFRPE-UAST

Jussara Barbosa da Silva, UFRPE-UAST

GRaduanda em Letras Inglês-Português. Ex-bolsista do Programa de Residência Pedagógica. Bolsista de Iniciação Científica.

Citas

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Publicado

2022-02-01

Cómo citar

Cavalcanti, L. de P., & Barbosa da Silva, J. (2022). UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA USADO NO SERTÃO DE PERNAMBUCO. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(2), 05–22. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4380