ANALOGIAS FISIONÓMICAS E POÉTICAS:
GILKA MACHADO E JUDITH TEIXEIRA
Palabras clave:
Judith Teixeira, Gilka Machado, ambiguidade fisionómica, aproximação poéticaResumen
Partindo do acervo fotográfico das duas poetisas, este artigo procura mostrar – com o intuito de separar as águas e buscar deslindar as ambiguidades fisionómicas que se têm gerado em torno destas duas personalidades das literaturas em língua portuguesa – quem é Gilka Machado e quem é Judith Teixeira. Assim, tomando por base essas semelhanças morfológicas e as vivências das duas autoras, observaremos que, coincidentemente, se pode estabelecer uma aproximação literária e, nesse âmbito, alguns trabalhos já foram publicados. No entanto, ao tratar destas aproximações, este trabalho não se centrará, com minúcia, nas temáticas do erotismo, ou do tédio, mas tencionará mostrar – e este é o segundo objetivo, – que inclusive alguns títulos de poemas, ou alguns motivos temáticos, são idênticos nas duas escritoras.Descargas
Citas
BADIOU, Alain. Pequeno Manual de Inestética. Tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BLANCHOT, M. La Part du Feu. Paris: Gallimard, 1949.
BUESCU, H. Floresta Encantada. Novos Caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: Publicações D. Quixote. 2001.
COLLOT, M. Le Corps Cosmos. Paris: La Lettre Volée, 2008.
DAL FARRA, M. L. Gilka Machado e Judith Teixeira: o maldito no feminino. In Boletim do Centro de Esutudos Jorge de Sena. v. 25. Araraquara: Editora da UNESP, 2007, p. 157-184.
GARCÍA BERRIO, A. Teoría de la literatura. Madrid: Cátedra, 1994.
GASTÃO, A.M. A dança como metáfora do pensar. Colóquio/Letras. N.º 176. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, Jan. 2011, p. 141-155.
GONÇALVES, Z. Notícia do Maior Escândalo Erótico-Social do Século XX em Portugal. Lisboa: Livraria Letra Livre, 2014.
HARTHELY, Ana. Obrigatório Não Ver, Lisboa: Quimera, 2009.
HELDER, H. Le poème continu (edição francesa bilingue). Paris: Institut Camões / Chandeigne, 2002, p. 38.
KADOTA, N. A escritura inquieta: linguagem, criac?a?o, intertextualidade. Sa?o Paulo: Estac?a?o Liberdade, 1999.
MACHADO, G. Notas Autobiográficas., Brasília: Editora Cátedra, 1978.
MACHADO, G. Poesia Completa. organização Jamyle Rkain. Prefácio Maria Lúcia dal Farra. São Paulo: Demônio Negro, 2017.
RAMALHO, M.I. Fernando Pessoa e outros fingidores. Lisboa: Tinta da China, 2021.
RODRIGUES LOPES, S. A Inocência do Devir. Lisboa: Língua Morta, 2019.
SILVA, F. M.; VILELA, A. L. Homo(lesbo)erotismo e literatura, no Ocidente e em Portugal: Safo e Judith Teixeira. In Navegações. V. 4, n. 1. Porto Alegre: PUCRS , jan./jun., p. 69-76, 2011, p. 69-76. Link: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/view/9442. Acesso: 20/06/2023,
SILVA, F. M. As bizarrias na poesia de Judith Teixeira. Iberic@l. Numéro 16 – Automne. Paris: Sorbonne, 2019, p. 45-54. Link: https://iberical.sorbonne-universite.fr/wp-content/uploads/2020/10/Iberic@l-no16-automne-2019-extrait-04.pdf. Acesso: 20/06/2023.
TEIXEIRA, Judith. Poesia e Prosa. Organização e estudos introdutórios de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Alfrangide: Dom Quixote, 2015.
TEIXEIRA,Judith. Obras Completas. Gouveia e Sousa, M. Lisboa: Edições Esgotadas, 2016.
SOCORRO PINHEIRO, M. Gilka Machado: a volúpia dos sentidos. In Guarapuava. Vol. 3 n. 1, jul. 2012, p. 23-30
VILELA, A. L. "Ser Poeta é Ser Flor". In Navegações. v. 8, n. 1. Porto Alegre: PUCRGS, p. 35-40, jan.-jun. 2015. Link: https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.1.17187 Acesso: 20/06/2023,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.