TORNAR-SE NEGRO OU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO EM ASCENÇÃO SOCIAL, DE NEUZA SOUZA SANTOS

Auteurs

  • Francisco Vitor Macedo Pereira UNILAB
  • José Sandino Cavalcante de Alencar Gomes UNILAB

Mots-clés :

Tornar-se negro, Neuza Souza Santos, Resenha

Résumé

Em seu livro, Tornar-se Negro (1983), a Psiquiatra e Psicanalista Neuza Santos nos traz uma série de reflexões a respeito dos fatores de neuroses e outras doenças psíquicas ocasionadas às pessoas negras no Brasil, em decorrência de suas compulsões de ajuste aos padrões estéticos e comportamentais do mundo branco. Em outras palavras, a autora exerce uma análise dos efeitos do racismo antinegro na formação da subjetividade das pessoas negras no Brasil, especificamente a partir da evidenciação da incidência de neuroses e adoecimentos psíquicos diversos à população negra em ascensão ou em busca de distinção social rumo ao mundo dos brancos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

SANTOS, Neuza Souza. Tornar-se Negro ou as Vicissitudes da Identidade do Negro em Ascenção Social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.

Téléchargements

Publiée

2021-07-10

Comment citer

Macedo Pereira, F. V., & de Alencar Gomes, J. S. C. (2021). TORNAR-SE NEGRO OU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO EM ASCENÇÃO SOCIAL, DE NEUZA SOUZA SANTOS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 194–200. Consulté à l’adresse https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4310