OS USOS SOCIAIS DO GÊNERO MUSICAL E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Auteurs

Mots-clés :

Gênero musical, Descrição musical, Identidade social

Résumé

Esse ensaio traz uma reflexão sobre as camadas do gênero musical na sua construção histórica, política e social e suas transformações vinculadas a uma espécie de colonialidade mercadológica. Sendo uma designação linguística comumente utilizada por pessoas ligadas ou não à prática ou estudo de música, essa reflexão inicial apresenta a relevância e a complexidade do gênero musical, enfatizando a necessidade de transpor esse pensamento para o âmbito dos estudos em informação. Expõe um breve histórico de três gêneros musicais admitidos como identidade nacional do Brasil, Colômbia e Cuba. Discute os vários usos e significados que o gênero musical pode apresentar, incluindo distorções que culminam na transmutação de gênero em “prateleira de produtos”.  Conclui que é importante ampliar a postura crítica de uso do gênero musical como elemento descritor da música e, portanto, como elemento que concorre para a formação da memória da música em bibliotecas e outras instituições.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduaçãao em Ciência da Informação da Universidade Federaal de Santa Catarina, Brasil.

Beatriz Tarré Alonso, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Références

DATOS PARA CONOCER LA CUMBIA COLOMBIANA. Colombia Co. Disponível em: https://www.colombia.co/cultura-colombiana/danza/10-datos-para-conocer-la-cumbia-colombiana/. Acesso em: 3 jan. 2023.

ABRAHAMSEN, K. T. Indexing of musical genres: an epistemological perspective. KO Knowledge Organization, Alemanha, v. 30, n. 3-4, p. 144-169, 2003. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2003-3-4-144. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/0943-7444-2003-3-4-144.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

ALFONSO, M. C. M. Historia de la rumba. Comparative Cultural Studies: European and Latin American Perspectives, Firenze, v. 5, n. 9, p. 143-149, 2020. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/4684623#page=144. Acesso em: 4 jan. 2023.

ALONSO, M. A. G. Ensayo sobre la Rumba en la Música Tradicional y Popular de Cuba. Folklore americano, México, D.F., n. 59, p. 175-181, 1998. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/1e15c7e5fe6071f403fd51dac60da6af/1?pq-origsite=gscholar. Acesso em: 4 jan. 2023.

ALVES DOS SANTOS, P. R.; CAJAS MAZZUTTI, L. H. Samba: Um rio filho da dor e pai do prazer. Letras de Hoje, [s. l.], v. 55, n. 2, p. 136-148, abr./jun. 2020. DOI: 10.15448/1984-7726.2020.2.33592. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/33592. Acesso em: 28 dez. 2022.

BLOUGH, K.; JURGEMEYER. K. Library of Congress Genre/Form Terms and Library of Congress Medium of Performance Thesaurus for Music. Music Reference Services Quarterly, Estados Unidos, v. 18, n. 2, p. 122-125, 2015. DOI: 10.1080/10588167.2015.1029826. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10588167.2015.1029826?journalCode=wmus20. Acesso em: 6 jan. 2023.

CABRAL, S. As escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 2011.

CAIRO, J. G. A cultura musical cubana em cinco décadas fecundas (1959-2010). Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 72, p. 181-196, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142011000200015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/LtVkDSYhDbw4k6LwN5Ld8Vd/?lang=pt#. Acesso em: 4 jan. 2023.

ECHEVARRÍA, V. R. La Rumba Ritmo de Resistencia Cultural. Comparative Cultural Studies: European and Latin American Perspectives, Firenze, v. 5, n. 9, p. 27-34, 2020. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/4684623#page=28. Acesso em: 4 jan. 2023.

FREIRE, V. Memória musical e arquivos. InterFACES, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 121-141, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/30011. Acesso em: 6 jan. 2023.

'GAROTA DE IPANEMA' É A SEGUNDA CANÇÃO MAIS TOCADA DA HISTÓRIA. O Globo. 18 de março de 2012. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/garota-de-ipanema-a-segunda-cancao-mais-tocada-da-historia-4340. Acesso em: 29 dez. 2022.

GONZÁLEZ, J. P. Pensando a música a partir da América Latina: Problemas e questões. Tradução de Isabel Nogueira. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 266 p.

GUERRERO, J. El género musical en la música popular: algunos problemas para su caracterización. Trans. Revista Transcultural de Música, Barcelona, n. 16, 2012, p. 1-22.

Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/822/82224815008.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

GUTIÉRREZ, J. P. Prólogo. In: VERGARA, J. M. V.; PINZÓN, F. M. (Ed.). Museo de Cuadros de Costumbres y Variedades. Bogotá: Universidad de los Andes, 2020. t. 1. p. 3-8. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.7440/j.ctv11qdwvh.6. Acesso em: 4 jan. 2023.

GUTIÉRREZ NIETO, G. Larga vida a la rumba cubana. Archipiélago. Revista Cultural de Nuestra América, Cidade do México, v. 24, n. 95, p. 45-46, 2017. Disponível em: http://revistas.unam.mx/index.php/archipielago/article/view/78269. Acesso em: 4 jan. 2023.

HENRÍQUEZ, A. G. La música del Caribe colombiano durante la guerra de independencia y comienzos de la República. Huellas, Barranquilla, p. 69-86, n. 4, 1990. DOI: https://doi.org/10.7440/histcrit4.1990.05. Disponível em: https://revistas.uniandes.edu.co/doi/abs/10.7440/histcrit4.1990.05. Acesso em: 3 jan. 2023.

JANOTTI JR., J. S. À procura da batida perfeita: a importância do gênero musical para a análise da música popular massiva. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, ago.-dez. 2003, p. 31-46. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/1131/1072. Acesso em: 6 jan. 2023.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. Editora: Zahar. Rio de Janeiro: [s. n.], 2006. 212 p. Disponível em: https://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 7 jan. 2022.

JOST, M. Samba nasceu na Bahia? Carmem Miranda é samba? Aspectos da formação musical brasileira: território, identidade e corpo. Veredas - Revista Interdisciplinar de Humanidade, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-21, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unisa.br/index.php/veredas/article/view/23/16. Acesso em: 29 dez. 2022.

LEITE, C. W. A última entrevista de Vinicius de Moraes. Revista Bula, Brasília, [s. n.], out. 2017. Disponível em: https://www.revistabula.com/369-a-ultima-entrevista-de-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 7 jan. 2023.

LINS, P. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012.

LÓPEZ, J. V. Boceto biográfico del intrépido Almirante José Prudencio Padilla Talleres del Estado, [s. l.], 1923.

MARQUÉZ, I. Cumbia digital: Tradición y postmodernidad. Revista musical chilena, Santiago, v. 70, n. 226, p. 53-67, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0716-27902016000200003. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-27902016000200003&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 4 jan. 2023.

MENDÍVIL, J. Prólogo. In: OCHOA, J. S. et al. El libro de la cumbia. Resonancias, transferencias y trasplantes de las cumbias latinoamericanas. VALENCIA, J. D. P. (Coord.). Medellín: Instituto Tecnológico Metropolitano y Discos Fuentes Edimusica S.A., 2019. Disponível em: http://repositorio.itm.edu.co/handle/20.500.12622/1988. Acesso em: 3 jan. 2023.

MOORE, R. La fiebre de la rumba. Encuentro de la Cultura Cubana, Madrid, n. 23, p. 175-194, 2001. Disponível em: https://www.cubaencuentro.com/var/cubaencuentro.com/storage/original/application/27370ffb6b31a0ad248d1e7534dd784c.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.

MÚJICA GARCÍA, J. A.; FABELO CORZO, J. R. La colonialidad del ser: la infravaloración de la vida humana en el sur-global. Estudios de filosofía práctica e historia de las ideas, Mendoza , v. 21, n. 2, p. 1-9, dez. 2019 . Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-94902019000200004. Acesso em: 7 jan. 2023.

O'BYRNE, J. H. Cumbia y Cartagena de Indias: entre las leyendas y la fiebre de exportación. Villes en parallèle, Paris, n. 47-48, p. 286-301, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.3406/vilpa.2013.1642. Disponível em: http://www.persee.fr/doc/vilpa_0242-2794_2013_num_47_1_1642. Acesso em: 30 dez. 2022.

OCHOA, J. S. La cumbia en Colombia: invención de una tradición. Revista musical chilena, Santiago, v. 70, n. 226, p. 31-52, dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0716-27902016000200002. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-27902016000200002&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 4 jan. 2023.

OSTROVE, G. E. Music Subject Cataloging and Form/Genre Implementation at the Library of Congress. Cataloging & Classification Quarterly, Estados Unidos, v. 32, n. 2, p. 91-106, 2001. DOI: 10.1300/J104v32n02_08. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1300/J104v32n02_08. Acesso em: 6 jan. 2023.

PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia. Introdução, seleção e tradução de Octanny Silveira de Mota e Leonidas Hegenberg. São Paulo, Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1975. 164 p.

PRANDO, F. Desde que o Samba é Samba: Identidade e Diversidade do Gênero Musical Nacional. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 11., 2015, Bahia. Anais eletrônicos [...] Bahia: [s.n.], 2015, p. 1-15. Disponível em: http://www.patrimonioimaterial.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/desde-que-o-samba-e-samba-identidade-e-diversidade-do-genero-musical-nacional.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

SANDRONI, C. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917 – 1933. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.

SANTOS, C. R.; ROCHA, M. M. O samba como signo identitário do Brasil e a sua literariedade nos anos 1930. Contexto, Vitória, n. 31, 2017, p. 101-130. DOI: https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.14965. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/14965/10551. Acesso em: 30 dez. 2022.

SILVA, J. R. F. et al. Iniciativas para a organização da informação musical brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador: ANCIB, 2016, p. 1-21. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22461/1/EVENTO_IniciativasOrganizacaoInformacao.pdf. Acesso em: 7 jan. 2023.

SOARES, T. O videoclipe no horizonte de expectativas do gênero musical. E-Compós, Brasília, v. 4, 2005. DOI: 10.30962/ec.52. Disponível em: https://e-compos.emnuvens.com.br/e-compos/article/view/52. Acesso em: 6 jan. 2023.

SODRÉ, M. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

SVENONIUS, E. Access to nonbook materials: the limits of subject indexing for visual and aural languages. Journal of the American Society for Information Science, Syracuse, v. 45, n. 8, p. 600-606, 1994. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199409)45:8<600::AID-ASI15>3.0.CO;2-6. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/%28SICI%291097-4571%28199409%2945%3A8%3C600%3A%3AAID-ASI15%3E3.0.CO%3B2-6. Acesso em: 7 jan. 2023.

THE ELUSIVE GIRL FROM IPANEMA. The Wall Street Journal, 2018. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/SB10001424052702303649504577492603567202024. Acesso em: 29 dez. 2022.

TINHORÃO, J. R. História social da música popular brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 384 p.

TINHORÃO, J. R. Música e Cultura Popular: vários escritos sobre um tema em comum. São Paulo: Editora 34, 2017. 192 p.

USALLÁN, G. C. Noticias. In: La rumba cubana es Patrimonio Inmaterial de la Humanidad – CUBA. Cusco: CRESPIAL, 2016. Disponível em: http://crespial.org/la-rumba-cubana-es-patrimonio-inmaterial-de-la-humanidad-cuba/#:~:text=La%20rumba%20cubana%20es%20Patrimonio%20Inmaterial%20de%20la%20Humanidad%20%E2%80%93%20CUBA&text=La%20rumba%20cubana%20es%2C%20desde,Patrimonio%20Inmaterial%20de%20la%20Humanidad. Acesso em: 4 jan. 2023.

VELOSO, C. O Mundo não é chato: ensaios. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2005.

VIANNA, H. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

VIEIRA, J. L. A Formação da Classe Trabalhadora e o Surgimento do Samba Carioca (1900-1930). In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-RIO. MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 14., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro: [s.n.], 2010, p. 1-9. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276461604_ARQUIVO_Aformacaodaclassetrabalhadoraeosurgimentodosambacarioca_1900-1930_.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-06-26

Comment citer

Monteiro de Barros, C. ., & Tarré Alonso, B. . (2023). OS USOS SOCIAIS DO GÊNERO MUSICAL E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO . Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 179–199. Consulté à l’adresse https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5446