ATIVIDADES DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maria de Fátima Silva dos Santos UFRPE/UAST
  • Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva Universidade Potiguar - UnP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPgEL/UFRN https://orcid.org/0000-0002-1435-7292

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Livro didático de português, Atividades de gramática

Resumo

As diversas reclamações por parte de professores de língua portuguesa, geralmente, dizem respeito a questões de gramática. O motivo de tais reclamações envolve atividades propostas no livro didático, por estas não serem centradas no uso. Considerando, pois, que o livro didático é um dos principais recursos didáticos, nosso objeto de estudo, neste artigo, centra-se na tipologia das atividades gramaticais reveladas no livro texto de língua portuguesa. Para isso, objetivamos, em geral, analisar de que forma as atividades de gramática são desenvolvidas no livro didático de português com foco no estudo da classe de palavra substantivo. O aporte teórico é baseado na abordagem funcionalista, a partir de Halliday (2004). A investigação ocorre mediante a análise minuciosa das unidades em relação às atividades de gramática no livro Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa (volume do 6° ano), de Tânia Amaral de Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, publicado pela Editora FTD, no ano de 2018. Os resultados dessa investigação revelam que o foco principal das atividades analisadas no manual de língua portuguesa ainda está voltado para um ensino de gramática com atividades que prestigiam a forma e não o uso.

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Biografia do Autor

Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, Universidade Potiguar - UnP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPgEL/UFRN

Doutora (2010) e Mestre (2002) em Estudos da Linguagem, área de concentração na Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Pós-doutorado (2020) em Estudos da Linguagem pelo PPgEL/UFRN. Professora Emérita da Universidade Potiguar - UnP.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

Silva dos Santos, M. de F., & Barbosa da Silva, C. M. M. (2025). ATIVIDADES DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas , 11(01), 101–119. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/6112