Residência Pedagógica: A Importância de Atividades de Intervenção Experimentais para o Ensino de Química

Autores

  • Irleane Eduardo Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Leandro Tavares Anselmo Universidade Federal do Amazonas
  • Jocivane de Jesus Furtado Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Experimentação, Materiais alternativos, Ensino de Ciências

Resumo

As práticas experimentais são importantes para contextualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois aliam a teoria à prática. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da realização de atividades experimentais para consolidação do aprendizado em Química. O projeto de intervenção foi realizado por acadêmicos de licenciatura em: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, participantes do Programa Residência Pedagógica, em uma escola pública com discentes do primeiro ano do ensino médio, em Coari, Amazonas, Brasil. A abordagem metodológica foi constituída de análise qualitativa e quantitativa, realizando a elaboração e apresentação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos em uma feira de Ciências. Os resultados demonstraram que as práticas experimentais como metodologia de ensino auxiliaram na aprendizagem dos alunos, contribuindo para a motivação e despertando os questionamentos sobre as explicações dos fenômenos ocorridos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Silva, I. E. ., Anselmo, L. T. ., Furtado, J. de J. ., & Yamaguchi, K. K. de L. (2022). Residência Pedagógica: A Importância de Atividades de Intervenção Experimentais para o Ensino de Química. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 45–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4920

Edição

Seção

Formação inicial e continuada de professores