Residência Pedagógica: A Importância de Atividades de Intervenção Experimentais para o Ensino de Química

Autores/as

  • Irleane Eduardo Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Leandro Tavares Anselmo Universidade Federal do Amazonas
  • Jocivane de Jesus Furtado Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Experimentação, Materiais alternativos, Ensino de Ciências

Resumen

As práticas experimentais são importantes para contextualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois aliam a teoria à prática. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da realização de atividades experimentais para consolidação do aprendizado em Química. O projeto de intervenção foi realizado por acadêmicos de licenciatura em: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, participantes do Programa Residência Pedagógica, em uma escola pública com discentes do primeiro ano do ensino médio, em Coari, Amazonas, Brasil. A abordagem metodológica foi constituída de análise qualitativa e quantitativa, realizando a elaboração e apresentação de quatro experimentos utilizando materiais alternativos em uma feira de Ciências. Os resultados demonstraram que as práticas experimentais como metodologia de ensino auxiliaram na aprendizagem dos alunos, contribuindo para a motivação e despertando os questionamentos sobre as explicações dos fenômenos ocorridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson, cap. 2, p. 19-33.

Alves Filho, J. P. (2000). Atividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015>. Acesso em: 05 jan 2022.

Arruda, S. M., & Laburú, C. E. (1998). Considerações sobre a função de experimento no ensino de Ciências. In: Nardi, Roberto (Org.). Considerações atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Escrituras, p. 73-87.

Barbosa, A. R., & Jesus, J, A. (2009). A Utilização de Materiais Alternativos Em Experimentos Práticos de Química e Sua Relação com o Cotidiano.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Brasília. Recuperado de: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf> Acesso em: 1 de abril de 2022.

Brasil. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. Recuperado de: <http://portal.mec.gov.br/ultimasnoticias/211-218175739/55921 mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-deprofessores-com-80-mil-vagas-para-residencia pedagogica-em-2018>. Acesso em: 11 de janeiro de 2022.

Costa, H. R., Martins, L. S. P., & Silva, A. L. P. (2017). Contextualização e Experimentação e a Seção “Experimentação No Ensino De Química” da Revista Química Nova Na Escola: Uma Análise De 2009-2015. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.

Figueiredo, J. A. G.; Gagno, R. R. (2020). Reflexão das práticas e vivências contextualizada entre a Universidade e Escola a partir do Programa de Residência Pedagógica. Ensino e Pesquisa, 18(13), p. 6-30.

Fogaça, J. (2015). Estratégia de Ensino e Aprendizagem: Pasta de Dente de Elefante. Brasil Escola. Recuperado de: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/pasta-dente-elefante.htm>. acesso em: 06 de novembro de 2021.

Fogaça, J. (2017). Indicador ácido-base com repolho roxo. Manual da Química. Recuperado de: <https://m.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm>. acesso em: 07 de novembro de 2021.

Gonçalves, R. P. N., & Goi, M. E. J. (2018). A experimentação investigativa no ensino de Ciências na educação básica. Revista Debates em Ensino de Química, 4(2), 2018.

Gonçalves, F. P., & Marques, C. A. (2006). Pedagogical and Epistemological Contributions in Texts of Experimentation in the Chemistry Teaching. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2), pp. 219-238.

Krasilchik, M. (2004). Prática de ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP.

Matias, D. A. C., & Oliveira N. (2011). A atividade de experimentação investigativa e lúdica-AEIL e sua aplicação em sala de aula. In: Anais do Encontro de Iniciação Científica-ENIC. n. 3, 2011. Recuperado de: http://periodicos.uems.br/novo/index.php/enic/issue/view/23. Acesso em: 03 de março de 2022.

Martins, F. R., Delou, C. M. C., & Cardoso, F. S. (2019). O papel da experimentação como proposta no ensino de química: uma revisão das publicações na revista Química Nova na Escola. Revista Unigranrio, 9(2).

Melo, C. C., Oliveira, R. C. B., & Souza, A. N. (2019). Utilização de experimentação como aporte em atividades problematizadoras para a significação de conceitos químicos no Ensino Básico. Debates em educação, 11(24), pp.84-105.

Mortimer, E.F., & Machado, A. H. (2002). Química para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione.

Oliveira, D. F., Moreira, A. S., Soares, E. C., & Rinaldo, C. (2020). Experimentação na concepção de professores mestrandos em ensino de Ciências Naturais. Revista REAMEC, 8(1), pp. 10-28.

Rosito, B. Á. (2003). O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Recuperado de: <http://books.google.com.br/books?id=rWM04D8mJkC&printsec=frontcover&hl=p tBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage& q&f=false> acesso em: 07 de janeiro de 2022.

Silva, M. H. G. F. D. M., & Fernandes, J. S. F. As condições de trabalho dos professores e o trabalho coletivo: mais uma armadilha das reformas neoliberais. In: Seminário da REDESTRADO. 6., 2006. Atas... Rio d Janeiro: UERJ, 2006.

Soares, G. B., Souza, V. M., Silva, F. P., & VIROLI, S. L. M. (2017). Água Furiosa: Atividades Experimental como Auxílio na Aprendizagem de Equilíbrio Químico. In: Anais do CBQ, 57º. Gramado/RS.

Ullmann, A. M., Wallau, M. W., Bianchini, D., Schineid, A. C., & Montenegro, A. M. P. (2014). “Serpente de Faraó” - A História de Uma Brincadeira Pirotécnica e sua Aplicabilidade no Ensino de Princípios Químicos Básicos. Química Nova, 37(7), pp.1236-1243.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), pp. 443-466.

Yamaguchi, K. K. L., & Nunes, A. E. C. (2019). Dificuldade em química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de docentes e alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, 1(2), pp. 172-182

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Silva, I. E. ., Anselmo, L. T. ., Furtado, J. de J. ., & Yamaguchi, K. K. de L. (2022). Residência Pedagógica: A Importância de Atividades de Intervenção Experimentais para o Ensino de Química. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 45–59. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4920

Número

Sección

Formação inicial e continuada de professores