Análise das Concepções sobre Contextualização e Aspectos Contextuais na Elaboração de Problemas para o Ensino de Química

Autores

Palavras-chave:

Contextualização, Resolução de Problemas, Ensino de Química

Resumo

A contextualização pode ser conduzida de diversas maneiras, um exemplo é a resolução de problemas, metodologia que, dentre outras questões, oferece papel ativo ao aluno na sala de aula. O presente trabalho se debruça sobre a abordagem de aspectos contextuais nas práticas docentes relacionadas a resolução de problemas. Primeiramente, nosso objetivo foi identificar práticas e concepções de professores e futuros professores de Química quanto a contextualização em estratégias envolvendo a resolução de problemas. Para tal, foram analisadas narrativas sobre resolução de problemas com base em elementos da Análise de Conteúdo. Posteriormente, foi realizado um processo formativo sobre a temática, tratando sobre os aspectos teóricos e metodológicos da elaboração e aplicação de problemas para o ensino e os problemas construídos nesse processo foram analisados observando as origens dos contextos que são contempladas quanto sua elaboração. Os resultados obtidos indicam que os professores compreendem a necessidade de um ensino contextualizado e veem que essa metodologia pode contribuir para tal. Além disso, o processo formativo possibilitou que eles elaborassem problemas que contemplassem aspectos contextuais associados a prática profissional e a ciência e tecnologia, mostrando que entendem a importância de trabalharem esses contextos. Acreditamos que a resolução de problemas possibilita a inserção de diferentes contextos, seja local ou global, em sala de aula. Ademais, entendemos a importância de ampliar os tipos de contextos que podem ser discutidos a partir dessa metodologia, como aqueles que não estiveram evidenciados nos resultados, considerando que todos eles contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Batinga, V. T. S., & Teixeira, F. M. (2011). Análise de um problema elaborado por uma professora de Química do ensino médio: um estudo de caso sobre estequiometria. In: VIII ENPEC.

Carvalho, A. M. P. (2011). Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias.

Fernandes, L. S., & Campos, A. F. (2017). Tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(3).

Fouréz, G. (2003). Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), pp. 109-123.

Jong, D. O. (2008). Context-based chemical education: How to improve it? Chemical Education Internacional, 8(1), pp 1-7.

Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, 17(1), pp. 35-50.

Leite, F. A., & Radetzke, F. S. (2017). Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. VIDYA, 37(1), pp. 273-286 21

Leite, L., & Esteves, E. (2005). Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química. In: VIII Congresso Galaico. Actas. Setembro.

Lima, K. S., Sarmento, V. H. V., & Cruz, M. C. P. (2016). Estudo de Casos baseado em resolução de problemas: uma metodologia para a aprendizagem de corrosão na área de petróleo e gás com alunos do Ensino Superior. In: ENEQ.

Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2020). A resolução de problemas articulada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química. 6(1), pp. 115–135.

Santos, E. P., & Melo, M. R. (2020). Manifestações interpretativas de licenciandos em química sobre contextualização no ensino de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Revista Exitus, 10, pp. 01-26.

Silva, E. L., & Marcondes, M. E. R. (2010). Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Revista Ensaio, 12(1), pp.101-118.

Silva, F. C. V., Campos, A. F., & Almeida, M. A. V.; (2017). Situação-problema sobre radioterapia no ensino superior de química: contextos de uma investigação. Experiências em Ensino de Ciências, 12(1), pp.14-25.

Soares, E., Fernandes, L., & Campos, A. (2016). A resolução de problemas e exercícios na formação de professores de química. Revista Debates em Ensino de Química, 2(1), pp. 41-52.

Wartha, E. J., Silva, E. L., & Bejarano, N. R. R. (2013). Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química Nova na Escola, 35(2), pp. 84-91.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Silva, M. N. F. da, & Silva, F. C. V. da. (2022). Análise das Concepções sobre Contextualização e Aspectos Contextuais na Elaboração de Problemas para o Ensino de Química. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 5–24. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/5418

Edição

Seção

Didática das ciências e da matemática