Análise das Concepções sobre Contextualização e Aspectos Contextuais na Elaboração de Problemas para o Ensino de Química
Keywords:
Contextualização, Resolução de Problemas, Ensino de QuímicaAbstract
A contextualização pode ser conduzida de diversas maneiras, um exemplo é a resolução de problemas, metodologia que, dentre outras questões, oferece papel ativo ao aluno na sala de aula. O presente trabalho se debruça sobre a abordagem de aspectos contextuais nas práticas docentes relacionadas a resolução de problemas. Primeiramente, nosso objetivo foi identificar práticas e concepções de professores e futuros professores de Química quanto a contextualização em estratégias envolvendo a resolução de problemas. Para tal, foram analisadas narrativas sobre resolução de problemas com base em elementos da Análise de Conteúdo. Posteriormente, foi realizado um processo formativo sobre a temática, tratando sobre os aspectos teóricos e metodológicos da elaboração e aplicação de problemas para o ensino e os problemas construídos nesse processo foram analisados observando as origens dos contextos que são contempladas quanto sua elaboração. Os resultados obtidos indicam que os professores compreendem a necessidade de um ensino contextualizado e veem que essa metodologia pode contribuir para tal. Além disso, o processo formativo possibilitou que eles elaborassem problemas que contemplassem aspectos contextuais associados a prática profissional e a ciência e tecnologia, mostrando que entendem a importância de trabalharem esses contextos. Acreditamos que a resolução de problemas possibilita a inserção de diferentes contextos, seja local ou global, em sala de aula. Ademais, entendemos a importância de ampliar os tipos de contextos que podem ser discutidos a partir dessa metodologia, como aqueles que não estiveram evidenciados nos resultados, considerando que todos eles contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.Downloads
References
Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Batinga, V. T. S., & Teixeira, F. M. (2011). Análise de um problema elaborado por uma professora de Química do ensino médio: um estudo de caso sobre estequiometria. In: VIII ENPEC.
Carvalho, A. M. P. (2011). Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias.
Fernandes, L. S., & Campos, A. F. (2017). Tendências de pesquisa sobre a resolução de problemas em Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(3).
Fouréz, G. (2003). Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), pp. 109-123.
Jong, D. O. (2008). Context-based chemical education: How to improve it? Chemical Education Internacional, 8(1), pp 1-7.
Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, 17(1), pp. 35-50.
Leite, F. A., & Radetzke, F. S. (2017). Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. VIDYA, 37(1), pp. 273-286 21
Leite, L., & Esteves, E. (2005). Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química. In: VIII Congresso Galaico. Actas. Setembro.
Lima, K. S., Sarmento, V. H. V., & Cruz, M. C. P. (2016). Estudo de Casos baseado em resolução de problemas: uma metodologia para a aprendizagem de corrosão na área de petróleo e gás com alunos do Ensino Superior. In: ENEQ.
Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2020). A resolução de problemas articulada ao ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química. 6(1), pp. 115–135.
Santos, E. P., & Melo, M. R. (2020). Manifestações interpretativas de licenciandos em química sobre contextualização no ensino de ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Revista Exitus, 10, pp. 01-26.
Silva, E. L., & Marcondes, M. E. R. (2010). Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Revista Ensaio, 12(1), pp.101-118.
Silva, F. C. V., Campos, A. F., & Almeida, M. A. V.; (2017). Situação-problema sobre radioterapia no ensino superior de química: contextos de uma investigação. Experiências em Ensino de Ciências, 12(1), pp.14-25.
Soares, E., Fernandes, L., & Campos, A. (2016). A resolução de problemas e exercícios na formação de professores de química. Revista Debates em Ensino de Química, 2(1), pp. 41-52.
Wartha, E. J., Silva, E. L., & Bejarano, N. R. R. (2013). Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química Nova na Escola, 35(2), pp. 84-91.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.