Contribuições da Contextualização como Prática Pedagógica para a Formação Inicial dos Licenciandos em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema
Palavras-chave:
Ensino contextualizado, Ciências e Biologia, Aprendizagem significativaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a contextualização nas práticas pedagógicas dos estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Biologia de uma universidade situada no interior do estado do Pará, no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica. Para a coleta dos dados primários da pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, online, com o auxílio da plataforma Google Meet. A abordagem empregada foi de cunho qualitativa. Para a análise de dados, utilizaram-se as categorias: a) Definições de contextualização a partir dos licenciandos; b) Importância da contextualização na formação inicial; c) Presença da contextualização na formação acadêmica e contribuições desse contato para a aprendizagem; d) Contribuição da contextualização na prática dos estagiários, e e) Dificuldades para o processo de contextualização. Constatou-se que os discentes faziam uso da contextualização em suas práticas pedagógicas, tida como abordagem importante para facilitar a aprendizagem. Concluiu-se pela necessidade de os cursos de formação de professores promoverem, durante a formação inicial, ações que tenham a contextualização como base, bem como a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, para que, desta forma, a aprendizagem se torne, de fato, significativa.Downloads
Referências
Adams, F. W., Alves, S. D. B., Santos, D. G., & Nunes, S. M. T. (2016). Contribuições de aulas contextualizadas para a formação crítico/reflexiva de alunos da Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 7(3), 01-17.
Albuquerque, C. R. (2018). Educação contextualizada e formação docente no curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras-PB. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba.
Araújo, M. L. F., & França, T. L. (2010). A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia. Revista Polyphonía, 21(1), 215-215.
Bartelmebs, R. C. (2013). Analisando os dados na pesquisa qualitativa. Metodologias de
Estudos e Pesquisa em Educação, 3, 1-6.
Brasil. (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Acesso em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Acesso em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Casagrande, G. L. (2006). A genética humana no livro didático de biologia. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.
Della Justina, L. A., & Ferla, M. R. (2006). A utilização de modelos didáticos no ensino de genética-exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivos do MUDI, 10(2), 35-40.
Duré, R. C., Andrade, M. J. D., & Abílio, F. J. P. (2018). Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em ensino de ciências, 13(1), 259-272.
Hartmann, Â. M., & Zimmermann, E. (2009). Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, 17(1), 35-50.
Krasilchik, M. (2016). Práticas de Ensino de Biologia. São Paulo, SP: Edusp.
Lima, M. (2016). O uso da entrevista na pesquisa empírica. In: A. Abdal, M. C. V. Oliveira, D. R. Ghezzi, & J. Santos Júnior (Org.), Métodos de pesquisa em ciências sociais bloco qualitativo (PP. 24-41) São Paulo: Sesc.
Leite, F. A., & Radetzke, F. S. (2017). Contextualização no ensino de ciências: compreensões de professores da educação básica. Vidya, 37(1), 273-286.
Minayo, M. C. (2002). Pesquisa social: teoria e método. Ciência, Técnica.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-211.
Nicoletti, E. R., & Sepel, L. M. N. (2016). Contextualização e Interdisciplinaridade nas provas do ENEM: analisando as Questões sobre os Vírus. Acta Scientiae, 18(1), 204-220.
Pereira, A., Medeiros, E. D., Silva, M. D., Silva, V. D., Jófili, Z. M. S., & Carneiro-Leão, A. M. A. (2011). Articulação entre Biologia e Matemática: uma abordagem fundamentada nas provas do Enem. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 1-8.
Pereira, B. S. A., Santos Menezes, J. M., & Carmo, D. F. M. (2021). Contextualização no ensino de química: concepções e prática de professores da educação básica no interior do Amazonas. Revista Cocar, 15(33), 1-15.
Pinheiro, N. A. M., Silveira, R. M. C. F., & Bazzo, W. A. (2007). Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), 13, 71-84.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale.
Prudêncio, C. A. (2013). Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: Contributos para a formação inicial para professores de ciências e biologia. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Prudêncio, C. A. V., & Guimarães, F. J. (2017). A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS-XI ENPEC, 170, 1-7.
Reis, A. Q., & Nehring, C. M. (2017). A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas Contextualizationin the teaching of mathematics: conceptions and practices. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 19(2), 339-364.
Santos, W. L. P. (2007). Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1, 1-12.
Santos, B. S. S., Silveira, V. L. L., & Deus, J. A. (2020). O ensino de Biologia na perspectiva da inovação: reflexões e proposições para os anos finais da educação. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 6, e105320-e105320.
Santos, L. M. L. (2021). A BNCC e o ensino de biologia: um olhar sobre a implementação curricular no estado do Tocantins. 2021. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins.
Silva, M. J., Sampaio, S. M. V., & Nunes, J. V. C. (2014). O que dizem os professores das escolas públicas de Maceió sobre o ensino de botânica? Revista da SBEnBio, (7).
Silva, R. O. F. (2015). Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
Silva, L. F. P., & Ramos, M. A. (2020). Etnobiologia como ferramenta para promover a contextualização do ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 1-12.
Sobrinho, A. S. (2021). Contextualização das propriedades físicas dos materiais cerâmicos no Ensino Médio: uma abordagem associada à BNCC. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, 7(1), 1-16.
Tafner, E. P. (2003). A Contextualização do ensino como fio condutor do processo de aprendizagem. Revista da Pós, 1(3), 1-9.
Teixeira, P. M. M. (2013). Reflexões sobre o Ensino de Biologia realizado em nossas escolas. REFLEXÕES, 6(34), 1-13.
Teles, E. C., Campana, A., Costa, S., & Nascimento, F. (2020). O ensino remoto e os impactos nas aprendizagens. Revista ComSertões, 9(2), 72-90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.