Contribuições da Contextualização como Prática Pedagógica para a Formação Inicial dos Licenciandos em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema

Autores

Palavras-chave:

Ensino contextualizado, Ciências e Biologia, Aprendizagem significativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contextualização nas práticas pedagógicas dos estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Biologia de uma universidade situada no interior do estado do Pará, no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica. Para a coleta dos dados primários da pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, online, com o auxílio da plataforma Google Meet. A abordagem empregada foi de cunho qualitativa. Para a análise de dados, utilizaram-se as categorias: a) Definições de contextualização a partir dos licenciandos; b) Importância da contextualização na formação inicial; c) Presença da contextualização na formação acadêmica e contribuições desse contato para a aprendizagem; d) Contribuição da contextualização na prática dos estagiários, e e) Dificuldades para o processo de contextualização. Constatou-se que os discentes faziam uso da contextualização em suas práticas pedagógicas, tida como abordagem importante para facilitar a aprendizagem. Concluiu-se pela necessidade de os cursos de formação de professores promoverem, durante a formação inicial, ações que tenham a contextualização como base, bem como a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, para que, desta forma, a aprendizagem se torne, de fato, significativa.

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Biografia do Autor

Natalya Adriana Maia Correa, Universidade Federal Rural da Amazônia

UFRA

Maria Jaqueline Freire Da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

UFRA

Luiz Claudio Moreira Melo Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia

UFRA

Tainan Amorim Santana , Universidade Federal Rural da Amazônia

UFRA

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Adriana Maia Correa, N., Freire Da Silva, M. J., Moreira Melo Júnior, L. C., & Amorim Santana , T. (2023). Contribuições da Contextualização como Prática Pedagógica para a Formação Inicial dos Licenciandos em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 46–61. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6547