Contribuições da Contextualização como Prática Pedagógica para a Formação Inicial dos Licenciandos em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema
Palabras clave:
Ensino contextualizado, Ciências e Biologia, Aprendizagem significativaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a contextualização nas práticas pedagógicas dos estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Biologia de uma universidade situada no interior do estado do Pará, no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica. Para a coleta dos dados primários da pesquisa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, online, com o auxílio da plataforma Google Meet. A abordagem empregada foi de cunho qualitativa. Para a análise de dados, utilizaram-se as categorias: a) Definições de contextualização a partir dos licenciandos; b) Importância da contextualização na formação inicial; c) Presença da contextualização na formação acadêmica e contribuições desse contato para a aprendizagem; d) Contribuição da contextualização na prática dos estagiários, e e) Dificuldades para o processo de contextualização. Constatou-se que os discentes faziam uso da contextualização em suas práticas pedagógicas, tida como abordagem importante para facilitar a aprendizagem. Concluiu-se pela necessidade de os cursos de formação de professores promoverem, durante a formação inicial, ações que tenham a contextualização como base, bem como a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, para que, desta forma, a aprendizagem se torne, de fato, significativa.Descargas
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