Atividades Investigativas como uma Abordagem no Ensino de Ciências no Contexto da Educação do Campo

Autores

Palavras-chave:

Atividade investigativa, Educação do campo, Textos problematizadores

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir como os textos problematizadores podem contribuir para a promoção do ensino investigativo no contexto da educação do campo. Para isso, usamos como dados a fusão de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas no agreste sergipano e na região do Piauí, sendo que ambas possuíam como elemento central o desenvolvimento de materiais didáticos de caráter investigativo voltados para a educação no campo, tendo como tema problematizador os agrotóxicos. Para a aplicação dos materiais didáticos, foram elaborados o conto e o caso investigativo, respectivamente, que seriam o ponto de partida para o desenvolvimento de todas as atividades propostas numa Sequência de ensino investigativo (SEI). Como método de análise, utilizamos a análise de conteúdo e organizamos a discussão em quatro categorias a priori, pois estas emergem das etapas da SEI: problematização inicial, resolução de problemas, sistematização dos conteúdos e por último escrever e representar. Através da análise, concluímos que os textos problematizadores foram fundamentais para apresentar o tema, problematizar e fazer essa aproximação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico dentro do contexto da educação do campo. Concluímos também que as atividades investigativas pensadas para escolas do campo, e partindo de suas vivências, dão possibilidade para a participação ativa dos estudantes como construtores das suas práticas, utilizando conhecimentos produzidos de forma autônoma e flexível, favorecendo também a construção do conhecimento científico. Percebemos ainda que ambos os textos problematizadores, alinhados a uma SEI, podem permitir ao aluno desenvolver a capacidade de fazer reflexões, criar hipóteses, testá-las e tomar decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica Macêdo da Silva , Universidade Federal de Sergipe

UFS

Lorena de Queiroz Pimentel, Universidade Federal de Sergipe

UFS

Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

UFS

Tatiana Santos Andrade , Universidade Federal do Cariri

UFCA

Referências

Andrade, T. S. (2019). Apropriação de aspectos formativos de licenciandas em química por meio da escrita, reescrita e mediação da leitura de contos e a ficção Científica. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciência) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia. Salvador.

Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: M. C. P. S. Azevedo. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática (pp. 19-33). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Caldart, R. S. (2009). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: M. G. Arroyo, R. S. Caldart & M. C. Molina (org.). Por uma educação do campo (4. ed.). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Carvalho, A. M. P. de. (2013). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: A. M. P. de Carvalho (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 1-20.). São Paulo: Editora Cengage Learning

Costa, L.G. da., Aikawa, M. S. & Cunha, I. da. S. (2014). Ensino de ciências: uma discussão na perspectiva da educação do campo. Rev. Areté, Manaus, 7, 161-169.

Coutinho, C. P. (2016). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática (2. ed.). Coimbra: Almedina.

Fernandes, S. S. (2012). Uma proposta de atividade investigativa envolvendo sistema métrico. 111f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Fernandes, B. M., Cerioli, P. R. & Caldart, R. S. (2004). Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”: texto preparatório. In: M. G. Arroyo, R. S. Caldart & M. C. Molina (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Fernandes, B. M., Cerioli, P. R. & Caldart, R. S. (2009). Primeira Conferência Nacional “Por uma educação básica do campo”: texto preparatório. In: M. G. Arroyo, R. S. Caldart & M. C. Molina (org.). Por uma educação do Campo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Fernandes, C. dos. S. & Stuani, G. M. (2015). Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na educação do campo. Educação & Realidade, Porto Alegre, 40 (3), 745-762.

Francisco, W. (2022). Uma releitura das características para um “bom” caso: tecendo aproximações com as crônicas narrativas. Revista Debates em Ensino de Química. 8 (1), 183-201.

Gallon, M., Silva, J., Nascimento, S. & Rocha Filho, J. (2019). Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia - RIS, 2 (4), 180-197.

Herreid, C. F. (1998). What makes a good case? Journal of College Science Teaching, Arlington, 27 (3), 163-169.

Lima, E. de. S. (2011). Formação continuada de professores no semiárido: Ressignificando saberes e práticas. Teresina: EDUFPI.

Moraes, P. C., Trajano, S. C. S., Maffra, S. M. & Messeder, J. C. (2011). Abordando agrotóxico no ensino de química: uma revisão. Revista Ciências & Ideias, 3 (1), 1-15.

Pimentel, L. de. Q. (2021). Os contos inseridos numa sequência de ensino investigativo: Uma proposta para a promoção de capacidades do pensamento crítico. 189f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

Pimentel, L. de. Q., Andrade, T. S. & Silva, E. L. da. (2022). Contos para o ensino de química: uma abordagem investigativa. Quím.nova.esc. São Paulo-SP, 43 (3), 340-350.

Plomp, T. & Nieveen, N. (2009). An introduction to educational design research. In: T. Pomp. Educational design research: an introduction. Enschede, the Netherlands: SLO.

Rosa, S. S. & Robaina, J. V. L. (2020). O Ensino de Ciências nas Escolas do Campo a partir da análise da produção acadêmica. Revista Insignare Scientia – RIS, Chapecó (SC), 3 (2), 156-175.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio. Belo Horizonte. 17 (esp.), 49-67.

Sasseron, L. H. (s.d.). O ensino por investigação: pressupostos e práticas. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências: a sala de aula. Apostila de Licenciatura em Ciências USP/Univesp, 7 (12), 116-124. Recuperado de https://midia.atp.usp.br/plc/plc0704/impressos/plc0704_12.pdf

Silva, G.M. da. (2023). Abordagem de casos investigativos como uma perspectiva do ensino de ciências no contexto da escola do campo de uma zona rural do estado do Piauí. 125f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

Silva, L. H. B. da. (2020). Capacidades de pensamento crítico em atividades experimentais investigativas: uma perspectiva para a abordagem metodológica da pesquisa de desenvolvimento. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE.

Souza, M. A. de. & Pardal, P. P. M. (2017). Escolas públicas localizadas no campo no estado do Paraná: IDEB, rendimento escolar e práticas parentais. In: M. A. de Souza, & G. D. Germinari (org.). Educação do campo: território, escolas, políticas e práticas educacionais. Curitiba: Ed. UFPR.

Wenzel, J. S., Martins, J. L. de C., Colpo, C. C., & Ribeiro, T. dos A. (2018). A prática da leitura no ensino de química: modos e finalidades de seu uso em sala de aula. Actio, Curitiba, 3 (2), 98-115.

Zompero, A. F. & Laburú, C. E. (2011). Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, 13 (3), 67-80.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Macêdo da Silva , G., de Queiroz Pimentel, L., Lopes da Silva, E., & Santos Andrade , T. (2023). Atividades Investigativas como uma Abordagem no Ensino de Ciências no Contexto da Educação do Campo. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 62–80. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6548