Atividades Investigativas como uma Abordagem no Ensino de Ciências no Contexto da Educação do Campo
Palabras clave:
Atividade investigativa, Educação do campo, Textos problematizadoresResumen
O objetivo deste trabalho é discutir como os textos problematizadores podem contribuir para a promoção do ensino investigativo no contexto da educação do campo. Para isso, usamos como dados a fusão de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas no agreste sergipano e na região do Piauí, sendo que ambas possuíam como elemento central o desenvolvimento de materiais didáticos de caráter investigativo voltados para a educação no campo, tendo como tema problematizador os agrotóxicos. Para a aplicação dos materiais didáticos, foram elaborados o conto e o caso investigativo, respectivamente, que seriam o ponto de partida para o desenvolvimento de todas as atividades propostas numa Sequência de ensino investigativo (SEI). Como método de análise, utilizamos a análise de conteúdo e organizamos a discussão em quatro categorias a priori, pois estas emergem das etapas da SEI: problematização inicial, resolução de problemas, sistematização dos conteúdos e por último escrever e representar. Através da análise, concluímos que os textos problematizadores foram fundamentais para apresentar o tema, problematizar e fazer essa aproximação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico dentro do contexto da educação do campo. Concluímos também que as atividades investigativas pensadas para escolas do campo, e partindo de suas vivências, dão possibilidade para a participação ativa dos estudantes como construtores das suas práticas, utilizando conhecimentos produzidos de forma autônoma e flexível, favorecendo também a construção do conhecimento científico. Percebemos ainda que ambos os textos problematizadores, alinhados a uma SEI, podem permitir ao aluno desenvolver a capacidade de fazer reflexões, criar hipóteses, testá-las e tomar decisões.Descargas
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