Educação Ambiental e a Obra Infantil “O Boitatá e os Boitatinhas”: reflexões e proposições baseadas na Pachamama

Autores

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Infância, Literatura

Resumo

Diante do atual estágio do capitalismo, que reduz a natureza a um mero objeto e recurso a ser explorado até a exaustão, faz-se de vital importância o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica, que tenha seu início já nos primeiros anos de escolarização. Assim, por meio de reflexões teóricas oriundas do Projeto de Ensino “Literatura Infantil e Educação Ambiental desde el Sur” e do “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, o presente texto busca apresentar e propor a utilização da literatura infantil através da obra “O Boitatá e os boitatinhas”, de Mouzar Benedito e Halina Beltrão, em consonância com a Educação Ambiental, numa perspectiva crítica relacionada à Pachamama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Pentado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

UERN

Referências

Benedito, M & Beltrão, H. (2019) O Boitatá e os boitatinhas. São Paulo: Boitatá.

Boff, L (2017). Prefácio à edição brasileira - O encontro feliz da Pachamama com Gaia. In: Zaffaroni, E. R. (Org.), A Pachamama e o ser humano. Florianópolis: Editora UFSC.

Brito, A. G. (2021). Pachamama e a teia da vida: entre a sociedade de risco, a ecologia profunda e a cosmovisão indígena. Revista Espaço Acadêmico, 21 (230), 178-188.

Candido, A. (2004). O direito à literatura. In: Candido, A, Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul.

Cosson, R. (2009). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto.

Delizoicov, D, Angotti, J. A. & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

Gubur, D. M. P. & Toná, N. (2012). Agroecologia. In: Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular.

Knabben, V. M. (2016). Ana Maria Primavesi: histórias de vida e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular.

Leff, E. (2002). Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 3 (1), 36-51.

Nigro, R. G. (2007). Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentido mais fundamental. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Santos, B. De S. (2018). Na oficina do sociólogo artesão: aulas: 2011-2016. São Paulo: Cortez.

Santos, B. De S. (2009). Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Santos, B. De S. & Meneses, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: CES.

Santos, B. de S. (2007). Renovar teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo.

Sedano, L. (2019). Ciência e literatura: um encontro possível. In: Carvalho, A; M. P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning.

Zaffaroni, E. R. (2017). A Pachamama e o ser humano. Florianópolis: Editora UFSC.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Pentado Urban, S. (2023). Educação Ambiental e a Obra Infantil “O Boitatá e os Boitatinhas”: reflexões e proposições baseadas na Pachamama. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 117–127. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6551