Educação Ambiental e a Obra Infantil “O Boitatá e os Boitatinhas”: reflexões e proposições baseadas na Pachamama

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Keywords:

Educação Ambiental, Infância, Literatura

Abstract

Diante do atual estágio do capitalismo, que reduz a natureza a um mero objeto e recurso a ser explorado até a exaustão, faz-se de vital importância o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica, que tenha seu início já nos primeiros anos de escolarização. Assim, por meio de reflexões teóricas oriundas do Projeto de Ensino “Literatura Infantil e Educação Ambiental desde el Sur” e do “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, o presente texto busca apresentar e propor a utilização da literatura infantil através da obra “O Boitatá e os boitatinhas”, de Mouzar Benedito e Halina Beltrão, em consonância com a Educação Ambiental, numa perspectiva crítica relacionada à Pachamama.

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Samuel Pentado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

UERN

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Published

2023-12-19

How to Cite

Pentado Urban, S. (2023). Educação Ambiental e a Obra Infantil “O Boitatá e os Boitatinhas”: reflexões e proposições baseadas na Pachamama. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 117–127. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6551