Aquecimento Global: Ameaça Real ou Farsa? Um Júri Simulado para Promover a Argumentação Científica acerca de uma Temática Ambiental Emergente
Keywords:
Argumentação, Mudanças climáticas, Júri simuladoAbstract
Mudança climática é um assunto global urgente que demanda ações pessoais, coletivas e governamentais. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento global é resultado de causas antropogênicas, entretanto, alguns cientistas discordam disso e afirmam que se trata de uma hipótese não comprovada. Diante desse contexto, o aquecimento global não é concebido pelas pessoas como um consenso científico, principalmente porque a aceitabilidade de algumas informações de divulgação científico-tecnológicas está sujeita à mediação político-partidária e ideológica. O objetivo deste trabalho foi relatar e analisar uma atividade didática caracterizada como um júri simulado realizada com estudantes de um curso técnico em química integrado ao ensino médio, tendo como réu o aquecimento global. Os estudantes foram organizados em promotoria, defesa e tribunal do júri, com o professor intermediando a discussão no papel de juiz. A análise das discussões mostrou que a promotoria e a defesa apresentaram uma argumentação variada e apoiada em informações científicas. Baseado nestas informações, o júri sentenciou o aquecimento global como uma farsa, mesmo que particularmente a maioria dos estudantes acredite que o aquecimento global é uma ameaça real para o planeta. As interações discursivas promovidas no júri simulado colaboraram para o desenvolvimento da linguagem científica, favorecendo o engajamento dos estudantes para o aprendizado de conceitos e práticas das ciências. A linguagem científica movimentou termos e expressões que evidenciaram entendimentos do fenômeno estudado, numa perspectiva argumentativa, buscando construir e apresentar proposições de conhecimento que justifiquem e legitimem suas ideias como constructos pessoais, baseados em pesquisas realizadas.Downloads
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