Educação das Relações Raciais na Formação Docente: um estudo sobre os currículos de Cursos de Licenciatura em Biologia da UFRA

Authors

Keywords:

Ciências Biológicas, Formação Docente, Relações Raciais

Abstract

Este artigo tem como tema a Educação das Relações Raciais na formação de professores de Ciências e Biologia e como objeto de investigação o modo pelo qual se apresentam as discussões sobre o referido tema nos Projetos Pedagógicos (PPC) de cursos de licenciatura em Biologia ofertados pelos campi de Capanema e Tomé-Açu da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral incide em compreender como se constituem as discussões relativas à Educação das Relações Raciais nos currículos dos referidos cursos. A estruturação teórica do tema parte de três categorias analíticas: o saber da Educação das Relações Raciais, tendo como base teórica a tríade de especialistas formada por Nilma Gomes (2003), Petronilha Silva (2007) e Wilma Coelho (2007); a formação de professores, por Bernardete Gatti (2008), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNC-Formação) de 2019, e sobre currículo considera Peter Mclaren (1997) e Tomaz Silva (1999). No tocante aos encaminhamentos metodológicos, ancora-se na abordagem de caráter qualitativo e tipo documental (GIL, 2002). Os dados foram levantados por meio de páginas eletrônicas e documentos institucionais e foram analisados por meio de reflexões sobre sua abordagem teórica formativa da instituição de ensino supracitada. Os resultados apontam a necessidade de ampliação dos estudos teóricos e metodológicos sobre a temática, aliada à reflexão sobre o lugar das discussões nos currículos dos cursos da instituição.

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Felipe Alex Santiago Cruz, Universidade Federal Rural da Amazônia

UFRA

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Published

2023-12-19

How to Cite

Santiago Cruz, F. A. (2023). Educação das Relações Raciais na Formação Docente: um estudo sobre os currículos de Cursos de Licenciatura em Biologia da UFRA . Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 95–116. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6550