Filosofia da Química e os Conhecimentos Discentes sobre os Modelos Atômicos: Uma Prática de Estágio "em" Pesquisa
Keywords:
Filosofia da química, Modelos atômicos, Estágio “em” PesquisaAbstract
A filosofia da química (FilQ) é considerada ora como uma subárea da filosofia da ciência ora como uma subárea recente da educação química; tem o foco em promover o filosofar como recurso didático em ciências, no pensar os modelos, as teorias e as leis da química ensinada na escola. Este artigo, tem como objetivo geral apresentar a FilQ como frente metodológica da didática das ciências para o ensino-aprendizagem de química. Com metodologia da aplicação de questionário para obtenção e análise de dados, a pesquisa trata sobre os conhecimentos de estudantes da primeira série do ensino médio sobre os modelos atômicos, particularmente, de Dalton, de Thomson e de Rutherford-Bohr, durante uma prática de estágio “em” pesquisa – uma categoria para os estudos dessa área. O problema de investigação: a FilQ é reconhecida pelos estudantes ao entrar em contato com os conteúdos dos modelos atômicos nas aulas de química da primeira série do ensino médio? Os resultados indicam que os estudantes percebem a presença da filosofia nos estudos da química, mas ainda há um conflito mental (filosófico-científico-didático) na elaboração dos conceitos e futuras aplicabilidades que estarão presentes nos conteúdos de química e suas tecnologias. Como conclusão, defende-se, em especial, que a FilQ, no ensino médio, seja uma prática constante nas aulas e nas atividades laboratoriais de química visando o ensino-aprendizagem dos conceitos de química e que a FilQ se torne uma disciplina nos cursos de licenciatura ao fomentar a pesquisa de iniciação científica até a pós-graduação em programas acadêmicos e profissionais em química.Downloads
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