Saberes Tradicionais e o Ensino de Química na Escola Família Agroextrativista do Carvão

Autores/as

  • André dos Santos Santos Universidade do Estado do Amapá
  • Ramon de Oliveira Santana Universidade do Estado do Amapá
  • Gérson de Souza Mól Universidade de Brasília

Palabras clave:

Saberes tradicionais, Pedagogia da alternância, Ensino de Química

Resumen

A pedagogia da alternância surgiu como resposta ao problema do êxodo rural e, durante o tempo, tem sido aperfeiçoada e adequada às realidades locais nas quais se encontra. Por meio de seus diferentes instrumentos, essa pedagogia convida o educando a uma participação engajada com os problemas do campo, em especial, os vividos pelas populações tradicionais. Tais populações produziram diversos saberes ao longo do tempo, os quais estão ligados à sua vida cotidiana e à sua ancestralidade, o que os torna elementos de identidade no território. Nesse sentido, a proposta do presente trabalho foi de articular e promover o encontro de saberes da tradição com saberes científicos, a fim de ensinar Ciências/Química na Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC, com vista à valorização desses saberes. Assim, este trabalho se tornou mais que uma proposta didática, favorecendo um efetivo processo de ensino aprendizagem com uma nova relação dialógica – professor, educandos e mestre dos saberes da tradição – promovendo a sala de aula a um ambiente onde se pode ouvir e conhecer formas diferentes de olhar e explicar a realidade, potencializando o ensino de Ciências/Química, na medida em que os diversos aspectos dos saberes da tradição são relacionados a conceitos científicos.

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Publicado

2021-12-03

Cómo citar

dos Santos Santos, A. ., de Oliveira Santana, R. ., & de Souza Mól, G. (2021). Saberes Tradicionais e o Ensino de Química na Escola Família Agroextrativista do Carvão. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 1(1), 81–100. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4747

Número

Sección

Temáticas interdisciplinares e contemporâneas