Mediadores Socioculturais na Rememoração e Construção de Representações para a Substância Água: Um Estudo de Caso com Licenciandos em Química
Palavras-chave:
Rememoração, Água, RepresentaçõesResumo
O objetivo deste artigo foi compreender como estudantes de um curso de licenciatura em Química constroem representações sobre o conceito de substância, explorando, particularmente, a substância água, a partir da identificação de mediadores socioculturais. A partir de um estudo de caso, buscamos identificar quais mediadores socioculturais emergem na rememoração de elementos relevantes para externalização das representações. Como resultados, encontramos que os mediadores desempenharam um papel relevante no processo externalização de representações. Esses resultados sugerem a necessidade de uma discussão sobre o papel que elementos do contexto sociocultural podem desempenhar no processo de elucidação de modelos. Ademais, a investigação do processo de rememoração apresenta-se como um instrumento para compreender como esses elementos emergem e influenciam na construção de significados.Downloads
Referências
Bartlett, F. C. (1932) Remembering: A Study in Experimental and Social Psychology. Cambridge: Cambrige University Press.
Carriere, K. (2013). Introduction to the special issue: semiotic mechanisms in everyday life. Psychology & Society, n. 3, v. 5, p. 5-18.
Gil, A. C. (2007). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas.
Pedrolo, C. R. & Lindner, E. L. (2018). Um estudo de caso sobre a concepção e aplicação de um objeto de aprendizagem digital sobre a temática alimentação em alunos do ensino médio. REnCiMa, v. 9, n.4, p. 219-234.
Pozo, J.I.M.; Crespo, M.A.G. (1998). Aprender y enseñar ciência: del conocimiento cotidiano al conocimiento científico. Madrid: Morata, 1998.
Rosa, A. (2007). Acts of Psyche: actuations as synthesis of semiosis and action. In J. Valsiner & A. Rosa (eds.) Cambridge Handbook of Socio-cultural Psychology. New York: Cambridge University Press.
Santos, D. M. & Nagashima, L. A. (2017). Potencialidades das atividades experimentais no ensino de química. REnCiMa, v.8, n.3, p.94-108.
Silva, J.R.R.T & Amaral, E.M.R. (2016). Concepções sobre Substância: Relações entre Contextos de Origem e Possíveis Atribuições de Sentidos. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 70-78.
Silva, J. R. R. T. & Lyra, M. C. D. P. (2017). Rememoração: contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos. Revista Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 21, n. 1, p. 33-40.
Valério, T. A. M. & Lyra, M. C. D. P. (2014). A construção cultural de significados sobre adoção: um processo semiótico. Psicologia & Sociedade., n. 3, v. 26, p. 716-725.
Valsiner, J. (1997). Culture and the development of human action. 2nd. Ed. New York: Wiley, 1997.
Valsiner, J. (2009). Constructing the vanish present between the future and the past. Infancia y Aprendizaje, 34, 2, 141-150, 2009.
Valsiner, J. (2012). Fundamentos da Psicologia Cultural – Mundos da Mente Mundos da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Vygostky, L. (1988). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Wagoner, B. & Gillespie, A. (2014). Sociocultural mediators of remembering: an extension of Bartlett’s method of repeated reproduction. British Journal of Social Psychology, v. 53, n. 4, p 622–639.
Zittoun, T & Cerchia, F. (2013). Imagination as Expansion of Experience. Integr. psych. behav. 47: 305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.