O Uso de Plásticos e suas Consequências: Um Estudo de Caso de Ensino de Química com Enfoque CTS
Palavras-chave:
Contextualização, Ensino de Química, PlásticosResumo
Apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, cujo objetivo era desenvolver uma abordagem didática que contemple os pressupostos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas aulas de Química. Selecionamos a questão sociocientífica “O uso de plásticos e suas consequências” e elaboramos uma sequência didática (SD) considerando o referencial dos três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov. Desenvolvemos a SD junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo, onde um dos pesquisadores atua como docente. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, relatórios e anotações do diário de campo. Neste artigo, analisamos as percepções iniciais dos estudantes sobre implicações do uso de plásticos e buscamos indícios do amadurecimento dessas percepções ao longo da SD. A análise de conteúdo aplicada evidencia avanços nas dimensões conceitual e atitudinal da aprendizagem dos estudantes, que passaram a reconhecer a corresponsabilidade de fabricantes, governo e consumidores no gerenciamento de resíduos. Os estudantes também explicitaram reflexões sobre a presença excessiva de plásticos no cotidiano, mas a ausência de menções a contextos importantes, como construção civil e produtos descartáveis de uso médico, sugere que materiais essenciais estão tão incorporados à rotina que não são percebidos.Downloads
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