Uso de metodologia ativa na formação de médicos veterinários residentes para atuação no Sistema Único de Saúde: potencialidades e fragilidades.

Autores

  • Jéssica Cristianne Mazer Bernardi Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife- PE, Brasil
  • Diogo Diógenes Medeiros Diniz Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife- PE, Brasil
  • Marcelo Ribeiro dos Santos Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife- PE, Brasil
  • Yuri Mateus Lima de Albuquerque Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife- PE, Brasil.
  • Daniel Friguglietti Brandespim Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife- PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26605/medvet-v12n2-2361

Palavras-chave:

residentes, Sistema Único de Saúde, metodologia, Saúde pública.

Resumo

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Pernambuco tem como parte do objetivo capacitar residentes Médicos Veterinários por meio do treinamento em serviço para atuação na saúde pública, nas áreas de vigilância em saúde. Dessa forma, o presente estudo objetivou descrever o método utilizado na formação teórica e prática dos residentes, previamente à inserção dos mesmos no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando suas potencialidades e fragilidades. Antes do início das atividades na Secretaria de Vigilância em Saúde e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, foram oferecidas duas disciplinas utilizando-se metodologias ativas: Políticas Públicas em Saúde e Integração Ensino Serviço Comunidade. Ao final de cada disciplina foi solicitado aos residentes aprovados (100% dos residentes matriculados) que relatassem suas opiniões sobre as mesmas, elencando as potencialidades e as fragilidades. As potencialidades mais relatadas foram: uso de metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e estudos de casos (77,8%), leitura de artigos e elaboração de resumos (27,8%) e esclarecimentos sobre a vigilância em saúde (22,2%). Em relação as fragilidades, os residentes relataram em maior porcentagem a leitura de muitos artigos em um único dia (61,1%), dificuldade em interpretar artigos com temas diferentes da área de atuação (22,2%) e muito tempo de vivência no SUS (16,7%). Conclui-se que a metodologia ativa apresenta pontos positivos e negativos, como relatado pelos residentes, porém o modelo favorece uma forma de ensino-aprendizagem necessária à implementação dos residentes médicos veterinários para atuação no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, V.S.; Gomes, A.P.; Rezende, C.H.A.; Sampaio, M.X.; Dias, O.V.; Lugarinho, R.M. Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3): 356-362, 2008.

Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial da União. Brasília, 20 set. 1990; Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L8080.htm>. Acesso em: 20 jul. 2017.

Brasil (Ministério da Saúde). Resolução CNS Nº 287, de 8 de outubro de 1998. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/c ns/1998/res0287_08_10_1998.html>. Acesso em: 20 jul. 2017.

Brasil. Portaria n. 1.996 GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 22 ago. 2007. Seção 1, p. 34. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ gm/2007/prt1996_20_08_2007.html>. Acesso em: 20 jul. 2017.

Borges, T.S.; Alencar, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, 3(4): 119-143, 2014.

Cavalheiro, M.T.P.; Guimarães, A.L. Formação para o SUS e os desafios da Integração Ensino Serviço. Caderno FNEPAS, 1(1): 19-27, 2011.

Cotta, R.M.M.; Silva, L.S.; Lopes, L.L.; Gomes, K.O.; Cotta, F.M.; Lugarinho, R.; Mitre, S.M. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3): 787-796, 2012.

Forte, F.D.S.; Pessoa, T.R.R.F.; Freitas, C.H.S.M.; Pereira, C.A.L.; Junior, P.M.C. Reorientação na formação de cirurgiõesdentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19(1): 831-843, 2015. Franco, J.R.; Silva, N.V. Leitura: habilidade essencial no ensino superior. Disponível em: <http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquiv os/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientific a/REVISTA%20CIENTIFICA%202010/14 %20HABILIDADE%20ESSENCIAL%20 NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.

Gomes, A.P.; Arcuri, M.B.; Cristel, E.C.; Ribeiro, R.M.; Souza, L.M.B.M.; Siqueira-Batista, R. Avaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em Metodologias Ativas. Revista Brasileira de Educação Médica, 34(3): 390-396, 2010.

Marin, M.J.S.; Lima, E.F.G.; Paviotti, A.B.; Matsuyama, D.T.; Silva, L.K.D.; Gonzales, C.; Druzian, S.; Ilias, M. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 34(1): 13-20, 2010.

Mitre, S.M.; Siqueira-Batista, R.; Girardi-deMendonça, J.M.; Morais-Pinto, N.M.; Meirelles, C.A.B.; Pinto-Porto, C.; Moreira, T.; Hoffmann, L.M.A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2): 21332144, 2008. Pereira, P.R.S.; Ataíde, M.B.C.; Carneiro, A.P.S. Leitor proficiente: utilização das estratégias de leitura em sala de aula. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/t rabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idin scrito_1278_f5cde87c549ad34dc98669b99 0025e67.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.

Pfuetzenreiter, M.R.; Zylbersztajn, A.; Avila-Pires, F.D. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, 34(4): 1661-1668, 2004.

PRPPG UFRPE. Pró-Reitoria e Pesquisa e PósGraduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Edital do processo seletivo para ingresso no Programa de Residência em Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco – 2018. Disponível em: <http://www.prppg.ufrpe.br/sites/www.prp pg.ufrpe.br/files/noticias/edital_residencia_ 2018.pdf>. Acesso em 14 mai. 2018.

Vieira, M.N.C.M.; Panúncio-Pinto, M.P.A. Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensinoserviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina, 48(3): 241-248, 2015.

Downloads

Publicado

19-03-2019

Como Citar

Mazer Bernardi, J. C., Medeiros Diniz, D. D., Ribeiro dos Santos, M., Lima de Albuquerque, Y. M., & Friguglietti Brandespim, D. (2019). Uso de metodologia ativa na formação de médicos veterinários residentes para atuação no Sistema Único de Saúde: potencialidades e fragilidades. Medicina Veterinária, 12(2), 102–108. https://doi.org/10.26605/medvet-v12n2-2361

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva