Modelos artesanais no ensino e prática da técnica cirúrgica veterinária

Autores

  • James Newton Bizetto Meira de Andrade Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil
  • Cibelly Alves Barcelos Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil
  • Eric Francelino Andrade Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9253-3108
  • Heloisa Maria Falcão Mendes Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil
  • Ricardo Andres Ramirez Uscategui Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9760-8631
  • Adalfredo Rocha Lobo Júnior Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unaí-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26605/medvet-v15n4-3506

Palavras-chave:

Habilidades, treinamento alternativas, cirurgia

Resumo

A prática cirúrgica requer técnica adequada e habilidade manual. Diversas alternativas têm sido propostas ao uso de animais no ensino prático das técnicas cirúrgicas, como cadáveres, softwares, simuladores, entre outros. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar modelos de ensino e aprendizagem em técnica cirúrgica veterinária. Estudantes de medicina veterinária confeccionaram bastidores de incisão e sutura, suportes para fixar bananas, nos quais treinariam incisões e suturas, plataformas para simulação de ligadura de vasos, simuladores de parede abdominal e de aparelho genital feminino, para treino de ovariohisterectomia (OSH). Após terem recebido conhecimento teórico, puderam praticar as manobras nos modelos, ao longo do semestre. Os alunos responderam a um questionário de 5 pontos de Likert, por meio do qual se avaliou a percepção dos mesmos em relação ao método. As plataformas desenvolvidas mostraram-se úteis na prática de incisões, suturas e ligaduras, assim como no treinamento de OSH. Houve elevada frequência de respostas positivas favoráveis ao método, bem como alta frequência de respostas negativas em oposição ao mesmo (p<0,05).  Concluiu-se que os modelos foram efetivos no ensino e aprendizado de habilidades cirúrgicas básicas em técnica cirúrgica veterinária.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

de Andrade, J. N. B. M., Barcelos, C. A., Andrade, E. F., Mendes, H. M. F., Uscategui, R. A. R., & Lobo Júnior, A. R. (2021). Modelos artesanais no ensino e prática da técnica cirúrgica veterinária. Medicina Veterinária, 15(4), 363–369. https://doi.org/10.26605/medvet-v15n4-3506

Edição

Seção

Clínica e cirurgia de pequenos animais