Identificação de bactérias em infecções podais de vacas leiteiras
Abstract
Neste trabalho objetivou-se determinar a freqüência de agentes bacterianos envolvidos nas enfermidades podais de vacas leiteiras. Foram observadas 870 fêmeas de diferentes raças, sendo Holandesa (n = 290), Pardo Suíço (n = 290) e Girolanda (n = 290) de 18 rebanhos criados em regimes intensivo e semi-intensivo. Diagnosticou-se 38 amostras bacterianas de infecções podais. As mais isoladas foram Prevotela melaninogênica (28,9%), Porphyromonas sp. e Proteus sp (15,8%), Staphylococcus sp. (13,2%), Streptococcus sp. (7,9%), Peptostreptococcus sp. e Clostridium paraputrificum (5,3%), Actinomyces spp e Fusobacterium necrophorum (2,6%). Os animais apresentaram maior susceptibilidade à contaminação por Prevotella melaninogênica. Os resultados demonstram que a raça não determina variações significativas entre as freqüências dos gêneros bacteriano; que a não prevenção dos fatores predisponentes é determinante para a presença de bactérias nas enfermidades podais e que a presença de uma grande variedade de agentes bacterianos isolados nas afecções podais confirmam que estas enfermidades possuem uma complexa etiopatogenia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.