Identificação de bactérias em infecções podais de vacas leiteiras
Resumen
Neste trabalho objetivou-se determinar a freqüência de agentes bacterianos envolvidos nas enfermidades podais de vacas leiteiras. Foram observadas 870 fêmeas de diferentes raças, sendo Holandesa (n = 290), Pardo Suíço (n = 290) e Girolanda (n = 290) de 18 rebanhos criados em regimes intensivo e semi-intensivo. Diagnosticou-se 38 amostras bacterianas de infecções podais. As mais isoladas foram Prevotela melaninogênica (28,9%), Porphyromonas sp. e Proteus sp (15,8%), Staphylococcus sp. (13,2%), Streptococcus sp. (7,9%), Peptostreptococcus sp. e Clostridium paraputrificum (5,3%), Actinomyces spp e Fusobacterium necrophorum (2,6%). Os animais apresentaram maior susceptibilidade à contaminação por Prevotella melaninogênica. Os resultados demonstram que a raça não determina variações significativas entre as freqüências dos gêneros bacteriano; que a não prevenção dos fatores predisponentes é determinante para a presença de bactérias nas enfermidades podais e que a presença de uma grande variedade de agentes bacterianos isolados nas afecções podais confirmam que estas enfermidades possuem uma complexa etiopatogenia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-13
Cómo citar
Alves, C. (2011). Identificação de bactérias em infecções podais de vacas leiteiras. Medicina Veterinária, 1(2), 16–20. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/712
Número
Sección
Medicina Veterinária Preventiva
Licencia
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.