Uma prática de ensino orientada para a elaboração de estudos de caso na formação inicial de professores de Química

Autores

Palavras-chave:

Linguagem Química, Formação Inicial, Estratégia de Ensino

Resumo

O presente artigo versa sobre uma prática de elaboração de estudos de caso desenvolvida no componente curricular de Química Geral ofertado num Curso de Licenciatura em Química. A estratégia de ensino contemplou a elaboração orientada de estudos de caso com atenção para o uso da linguagem química. Tal prática de ensino foi elaborada de forma coletiva por duas professoras com especialidades na área da educação e da química. O objetivo consistiu em propor e analisar a elaboração de estudos de caso por licenciandos da primeira fase do Curso visando potencializar tanto a elaboração de um gênero discursivo diferenciado como, uma visão mais ampla da química e de seu ensino num movimento de significação conceitual. Todo o processo de elaboração foi orientado em sala de aula pelas professoras e, foram realizadas trocas de leituras entre os licenciandos. Os resultados construídos indiciaram a elaboração de casos com as características específicas de tal gênero discursivo, com a indicação de temáticas atuais, da presença de conceitos químicos e de diálogos o que denotou a apropriação pelos licenciandos dessa forma de escrita. Reforça-se com isso a elaboração orientada de estudos de caso como uma metodologia que contribui na formação do professor e no processo de significação conceitual.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Scherer Wenzel, J., & Boneberger Behm, M. (2021). Uma prática de ensino orientada para a elaboração de estudos de caso na formação inicial de professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 222–235. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2837

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química