Açaí e o ensino de química: uma atividade de extensão no interior do Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Contextualização, extensão, aprendzagem significativa, Euterpe,

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar o açaí Amazônico como tema de aplicação do ensino de Química. A atividade de extensão foi realizada para discentes do Instituto Federal do Amazonas, na cidade Coari, com três turmas do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia consistiu na recepção, palestra, atividade experimental e duas atividades lúdicas. A atividade apresentou resultados positivos, com uma boa aceitação dos discentes participantes e dos acadêmicos da extensão, ampliando o aprendizado sobre o ensino de Química e ressignificando os conhecimentos sobre esta fruta tão consumida na região. O projeto contribuiu com a divulgação do conhecimento científico e demonstrou o papel social e tecnológico que os conteúdos de Química apresentam, contribuindo para a aproximação e troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade e o meio universitário

Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora, mestre e graduada em Química. Professora adjunta na Universidade Federal do Amazonas, doutora, mestre e graduada em Química pela UFAM, Coari, Amazonas, Brasil.

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em engenharia de produção. Graduando em Administração e Arquitetura. Professor de metodologia de ensino no Instituto Federal do Amazonas., Coari, Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Debates Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais