A Resolução de Problemas e Exercícios na Formação de Professores de Química
Palavras-chave:
Problemas, Exercícios, Química.Resumo
Esta pesquisa corresponde a um estudo qualitativo sobre a resolução de problemas e exercícios na formação de professores de Química. Inicialmente foram idenficadas as concepções prévias dos licenciandos e em seguida foi realizado um momento formativo, no qual foram discutidas as principais características dos problemas e dos exercícios, além da aplicação dessas atividades didáticas no ensino de Química. Após, os futuros professores, elaboraram o enunciado de um problema e, logo em seguida, o transformaram em um exercício. Foi observado que os licenciandos possuem concepções prévias inadequadas sobre problemas e exercícios, no entanto, a maioria foi capaz de construir o enunciado de um problema e transformá-lo em um exercício. A partir dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade de incluir, cada vez mais, a resolução de problemas e exercícios na formação inicial de professores, visto que essa atividade didática é muito importante no contexto da sala de aula e contribui sobremaneira para a aprendizagem dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Soares, E. C. de A., Fernandes, L. dos S., & Campos, A. F. (2017). A Resolução de Problemas e Exercícios na Formação de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 41–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1277
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.