Panorama da produção acadêmica sobre resolução de problemas em química em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Química, ENPEC.Resumo
Este estudo apresenta um panorama da produção acadêmica publicada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a abordagem de ensino e aprendizagem baseada na resolução de problemas (RP) na disciplina de Química. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados nas dez edições do ENPEC correspondente ao período 1997 a 2015, seguido da análise dos artigos frente ao referencial teórico da área. Os resultados mostraram que a resolução de problemas vem sendo trabalhada de forma articulada à experimentação, podendo ser introduzida e implementada no contexto escolar em diferentes níveis de ensino. Também, a RP é uma temática pouco pesquisada. Tem sido utilizada como estratégia didática por meio de problemas, porém, a quantidade de trabalhos nessa direção ainda é tímida. A investigação nos anais do ENPEC sugere que há um campo aberto de investigaçãonessa área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-27
Como Citar
Freitas, A. P. de, Batinga, V. T. S., & Campos, A. F. (2017). Panorama da produção acadêmica sobre resolução de problemas em química em trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(1), 87–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1359
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.