Contribuições do Ensino de Química na Perspectiva CTS para a Aprendizagem de Conceitos Científicos
Palavras-chave:
Ensino baseado no contexto, Química, aprendizagem conceitualResumo
Ao optar por um ensino baseado no contexto, a ênfase se dirige para o tema e os conceitos são usados para potencializar a compreensão desse tema, mediante a articulação deles com os domínios social e tecnológico. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar contribuições do ensino de Química na perspectiva CTS para a apropriação de conhecimentos científicos. Para isso desenvolvemos uma sequência didática temática com duas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Analisamos o desempenho dos estudantes nos instrumentos de avaliação formal da escola antes e após essa experiência acontecer e ancoramos essa análise nos vídeos das aulas, que foram gravadas. Percebemos um incremento no interesse e no envolvimento dos estudantes em relação às aulas anteriores e um desempenho nas avaliações bem acima do anteriormente apresentado. Com isso, argumentamos pela importância de desenvolver aulas de Química com temas de relevância social e científica, que promovam um maior envolvimento dos estudantes e a inserção de conceitos científicos que auxiliem a entender o tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-05
Como Citar
Rodrigues, V. B., & Quadros, A. L. (2019). Contribuições do Ensino de Química na Perspectiva CTS para a Aprendizagem de Conceitos Científicos. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 45–58. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2120
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.