Tutoria universitária no ensino de Química geral e analítica
Palavras-chave:
Química, Tutoria, Ensino.Resumo
A componente curricular Química Geral e Analítica é uma disciplina introdutória para todos os cursos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no município de Unaí/MG. Entretanto, existem diversos alunos que apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando evasões e/ou retenções, devido às inúmeras deficiências prévias apresentadas. Neste sentido, as atividades de tutoria universitária no ensino de química têm por objetivo auxiliar os discentes no processo de aprendizagem. O presente trabalho buscou investigar a importância exercida pela tutoria neste auxílio dado aos estudantes do ICA. O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira a elaboração de material didático pelas tutoras universitárias e a segunda uma pesquisa de campo. A pesquisa procurou correlacionar e explicar a eficácia do programa de tutoria na disciplina de Química Geral e Analítica. Os dados utilizados foram obtidos por meio de questionários impressos aplicados aos discentes durante o ano de 2019. No 1º semestre participaram da pesquisa 90 (noventa) acadêmicos e no 2º semestre foram aplicados questionários a 112 alunos matriculados na disciplina. Os resultados demonstraram que a tutoria apresenta relevância nas diversas atividades desenvolvidas, contribuindo para amenizar as dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Por outro lado, percebe-se que grande parte dos estudantes não procuram o apoio da tutoria. Entretanto, constata-se que a tutoria universitária é uma excelente ferramenta de apoio que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do discente, tornando este processo mais dinâmico e produtivo.Downloads
Referências
Almeida, Driele dos S., Azevedo, Ellen B. V., Carvalho, Luzia A. de, & Nogueira, Liliana A. (2009). O vídeo na construção de uma educação do olhar. Perspectivas Online, 3(9), 153-174.
Almeida, Laila T. G. de; Ayala, José D., & Quadros, Ana L. de. (2018). As Videoaulas em Foco: Que Contribuições Podem Oferecer para a Aprendizagem de Ligações Químicas de Estudantes da Educação Básica? Química Nova na Escola, 40(4), 287-296.
Almeida, Leandro S., Soares, Ana Paula C., & Ferreira, Joaquim A. (2002). Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, 1(2), 81-93.
Almeida, Leandro S., Soares, Ana Paula C., & Ferreira, Joaquim Armando G. (2000, julho). Transição e adaptação à Universidade: Apresentação de um Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA). Psicologia, Lisboa, 14(2), 189-208. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492000000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020.
Amorim, Tassila B., Paixão, Maria de Fátima M., & Silva, Alan G. C. da. (2017). A Importância da Monitoria para o Aprendizado de Química. Revista de Ensino de Engenharia, 36(2), 27-34.
Aranha, Francisco, & Feferbaum, Marina. (2015). Editorial. Ei! Ensino Inovativo, 1(1), especial. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei/issue/view/3058. Acesso em: 24 jul. 2020.
Arenilla, Louis, Gossot, Bernard, Rolland, Marie-Claire, & Roussel, Marie-Pierre. (2014). Dicionário de Pedagogia. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget.
Bavativa de González, Luz Marina, & González Paez, Inês. (1986). El sistema tutorial en Colombia. Bogotá Proyecto PNUD/UNESCO/ICFES.
Benigno, Ana Paula A., Lima, Antônio Carlos S. de, Oliveira, Elielson C. de, & Oliveira, Paulo César C. de. (2012). A Atividade de Monitoria no Ensino de Química: Estudo de Caso do IFAL - Campus Murici. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/ anaiseneq2012/article/view/7215>. Acesso em: 23 jul. 2020.
Braathen, Per Christian. (1988). A Case Study of Prior Knowledge, Learning Approach and Conceptual Change in an Introductory College Chemistry Tutorial Program. Tese de Doutorado, University of Wisconsin-Madison, U.S.A.
Cardoso, Sheila P., & Colinvaux, Dominique. (2000). Explorando a Motivação para Estudar Química. Revista Química Nova, 2(23).
Cardozo-Ortiz, Claudia Esperanza. (2011). Tutoría entre pares como una estrategia pedagógica universitaria. Educación y Educadores, 14(2), 309-325.
Chassot, Attico I. (1993). Catalisando transformações na educação. Ijui?: Editora Unijuí.
Delors, Jacques, Al-Mufti, In'am, Amagi, Isao, Carneiro, Roberto, Chung, Fay, Geremek, Bronislaw, Gorham, William, Kornhauser, Aleksandra, Manley, Michael, Quero, Marisela P., Savané, Marie-Angélique, Singh, Karan, Stavenhagen, Rodolfo, Suhr, Myong W., & Nanzhao, Zhou. (1998). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez.
Diniz, António M., & Almeida, Leandro S. (2006, janeiro). Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica, Lisboa, 24(1), 29-38. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2020.
Fontanive, Nilma S., & Klein, Rubén. (2010). O efeito da capacitação docente no desempenho dos alunos: uma contribuição para a formulação de novas políticas públicas de melhoria da qualidade da educação básica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3(3), 62-89.
Froés, Viviane R. N. J. F., & Pereira, Mírian S. C. (2019). Programa de Tutoria em Química: Um Apoio à Graduação. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Ciências Agrárias/MG, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Unaí, Unaí, MG, Brasil.
Gadotti, Moacir. (2000, junho). Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, 14(2), 03-11. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 jun. 2020.
Gasparin, João Luiz. (2012). Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados.
Giordan, Marcelo. (1999). O papel da experimentação no ensino de ciência. Química Nova na Escola, 1(10), 43-49.
Hodges, Charles, Moore, Stephanie, Lockee, Barb, Trust, Torrey, & Bond, Aaron. (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 20 jun. 2020.
Hodson, D. (1994). Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de Las Ciencias, 12(3), 299-313. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21370. Acesso em: 23 jul. 2020.
LI, Jin-Yan, You, Zhi, Wang, Qiong, Zhou, Zhi-Jian, Qiu, Ye, Luo, Rui, & Ge, Xing-Yi. (2020, march). The epidemic of 2019-novel-coronavirus (2019-nCoV) pneumonia and insights for emerging infectious diseases in the future. Microbes and Infection, 22(2), 80-85.
Li, Qun, Guan, X., Wu, P., Wang, X., Zhou, L., Tong, Y., Ren, R., Leung, K. S. M., Lau, E. H. Y., Wong, J. Y., Xing, X., Xiang, N., Wu, Y., Li, C., Chen, Q., Li, D., Liu, T., Zhao, J., Liu, M., Tu, W., Chen, C., Jin, L., Yang, R., Wang, Q., Zhou, S., Wang, R., Liu, H., Luo, Y., Liu, Y., Shao, G., Li, H., Tao, Z., Yang, Y., Deng, Z., Liu, B., Ma, Z., Zhang, Y., Shi, G., Lam, T. T. Y., Wu, J. T., Gao, G. F., Cowling, B. J., Yang, B., Leung, G. M., & Feng, Z. (2020). Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus–Infected Pneumonia. The New England Journal of Medicine, 382(13), 1199-1207.
Libâneo, José Carlos. (2004, dezembro). A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, 24, 113-147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 jun. 2020.
Likert, Rensis. (1932). A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 5-55.
Lutfi, Mansur. (2013). Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí.
Menezes Filho, Naércio. (2018, 19 de janeiro). Evasão Escolar no Ensino Superior. Valor Econômico, São Paulo. Disponível em: https://www.institutomillenium.org.br/evasao-escolar-no-ensino-superior/. Acesso em: 26 jun. 2020.
Moran, José M. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 180 p. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.
Moran, José M. (1995). O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35.
Moran, José M. (2009, 06 de março). Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção. Portal do Professor – MEC. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/videos.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
Mortimer, Eduardo F., & Machado, Andréa H. (2013). Química. 2. ed. São Paulo: Scipione.
Oliveira, Clarissa T. de, & Dias, Ana Cristina G. (2014). Dificuldades na Trajetória Universitária e Rede de Apoio de Calouros e Formandos. Psico, 45(2), 187-197.
Peres, Cristiane M. (2006). Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica. Dissertação de Mestrado em Ciências, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Rezende, Daisy de B. (2016). Estudo investiga dificuldades de compreensão no ensino de química [Depoimento a Victória F. Del Pintor]. AUN - Agência Universitária de Notícias, 49(59), 1-4.
Rocha, Joselayne S., & Vasconcelos, Tatiana C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), Florianópolis, SC, Brasil. Anais [...] Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.
Santos Jr., João Batista, Benedetti Filho, Edemar, Cavagis, Alexandre D. M., & Anunciação, Eduardo A. (2016). Um estudo comparativo entre a atividade experimental e a simulação por computador na aprendizagem de eletroquímica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(2), 312-330.
Santos, Anderson O., Silva, R. P., Andrade, D., & Lima, J. P. M. (2013). Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, 9(7). Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1517/812. Acesso em: 23 jul. 2020.
Topping, Keith J. (2000). Tutoria. Academia Internacional de Educação. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/edu-practices_05_por.pdf.
Tutoria Química. (2019). [S. l.: s. n.], 3 vídeos. Publicado pelo canal Tutoria Química. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCELPmwGQasPOtVka5M_KaDA?view_as=subscriber. Acesso em: 08 jun. 2020.
UNESCO. (2020a). COVID-19: Impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 25 maio 2020.
UNESCO. (2020b). Estratégias de ensino a distância em resposta ao fechamento das escolas devido à COVID-19. Nota Informativa n° 2.1: Setor de Educação. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373305_por. Acesso em: 25 jun. 2020.
Valderrama, Leonardo, Paiva, Vassula B., Março, Paulo Henrique, & Valderrama, Patrícia. (2016). Proposta experimental didática para o ensino de análise de componentes principais. Química Nova, 39(2), 245-249. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422016000200245&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 jun. 2020.
Xiao, Chunchen, & Li, Yi. 2020. (2020). Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena, KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threats and Possibilities. American Ethnologist website, 1 maio 2020. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china. Acesso em: 01 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathália Cristina Aguiar Sanguinette, Lorena Barbosa Botelho, Osvaldo Pacheco Freitas, Jéssica Del'Nero, Mírian da Silva Costa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.