Educação Física, Capoeira e Religiosidade
Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal
Palavras-chave:
Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir algumas repercussões da construção da Capoeira como prática corporal significativa à nossa Cultura Corporal de Movimento, a partir do deslindamento de algumas possibilidades de compreensão e abordagem dessa prática como conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física na Educação Básica. Este deslindamento teórico-metodológico acontece a partir de uma revisão da história dessa Prática Corporal/ Luta, inicialmente marginalizada pelo catolicismo dominante em relação às crenças africanas, o que não impediu que pouco a pouco tivesse seu valor cultural reconhecido. Consideramos aqui algumas possibilidades de tematização deste tópico analisando-o como conteúdo de ensino derivado de um dado cultural através do processo de transposição didática que vincula relação prática corporal com prática social. Desse modo e sob a perspectiva de exemplo, foi possível constatar potencialidades identitárias no tocante ao respeito às especificidades de cada prática corporal em virtude do processo de transposição didática que viabiliza sua abordagem e seu ensino como saberes escolares conforme prevê o Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental: Componente Curricular Educação Física. Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.Downloads
Referências
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
_____ Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 2005.
DIARIO DE PERNAMBUCO. Menino de dois anos com 50 agulhas pelo corpo todo. Recife: Diario de Pernambuco, n.150, 16 de dezembro de 2009.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Vol. I, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e históira. 9ed. Petró´polis: Editora Vozes, 2010.
HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O livro das religiões. Trad. Isa Maria Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
JORNAL DO COMMERCIO. O dia em que rui pisou na bola. Recife: Jornal do Commercio, a.91, n.348, 14 de dezembro de 2009.
LUCENA, Ricardo de Figueiredo. A capoeira e o esporte: anotações a partir da sociologia figuracional de norbert elias. In: Escritos a partir de Norbert Elias. Edilson Fernandes de Souza, José Luís Simões e Ricardo de Figueiredo Lucena (Orgs.). Recife: Editora Universitária – UFPE, pp.55-66, 2009.
MACEDO, Ana Paula Rezende. A capoeira angola: história, persistência e transformações. História e Perspectiva. Uberlândia, 2006, pp. 425-461.
MELO, Sálvio Fernandes de. A poesia oral da capoeira: fonte de leituras sobre o negro afro-brasileiro. XI Congresso Internacional da ABRALIC – Tessituras, Interações, Convergências. Universidade de São Paulo, 13 a 17 de julho de 2008.
MELLO, André da Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. Centro Universitário Vila Velha (UVV), s.d.
OLIVEIRA, Paulo Santos de. Revoltas: dois líderes e duas formas de combater a escravidão. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.48-51.
PERNAMBUCO. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo de Pernambuco – ensino fundamental. Recife: A Secretaria, 2019.
PESSOA, Maria Eduarda Lemos da Silva; CASTRO JÚNIOR, Luis Vitor. A musicologia da capoeira: significados e expressões. Universidade Estadual de Feira de Santana, s.d.
PIZA, Daniel. Arte e religião: vestígios de uma relação que já foi mais próxima, mas ainda não se extinguiu. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.24-26.
REIS, André Luiz Teixeira. Educação física & capoeira: saúde e qualidade de vida. Brasília: Thesaurus, 2001.
REVEL, Jacques. A invenção da sociedade. Trad. Vanda Anastácio. Lisboa,: DIFEL, 1989.
RODRIGUES, Júlio Ricardo de Barros. A história da capoeira. Texto subsídio para tematização, discussão e elaboração de atividade avaliativa na Educação Básica. Jaboatão dos Guararapes, 2006.
_____ As lutas como elementos da cultura. Texto utilizado para tematização do conteúdo lutas em aulas da Educação Básica. Jaboatão dos Guararapes, 2009.
SANDRONI, Carlos. Música: mudam os meios, mantêm-se os vínculos. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.36-37.
SANETO, Juliana Guimarães; ANJOS, José Luiz. Práticas corporais e religiosidade: discursos de líderes religiosos. Universidade Federal do Espírito Santo (CESPCEO), s.d.
SOUZA, Edilson Fernandes de; KOHL, Henrique Gerson; RODRIGUES, Júlio R. de B. Práticas corporais como linguagem: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar Mossoró, v.8, n.25, janeiro/ 2022, p.164-171 (http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/issue/view/215 acesso em: 12 de julho de 2022).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Júlio Ricardo de Barros Rodrigues, Edilson Fernandes de Souza, Henrique Gerson Kohl
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR