Educação Física, Capoeira e Religiosidade
Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal
Palabras clave:
Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.Resumen
Este trabalho tem por objetivo discutir algumas repercussões da construção da Capoeira como prática corporal significativa à nossa Cultura Corporal de Movimento, a partir do deslindamento de algumas possibilidades de compreensão e abordagem dessa prática como conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física na Educação Básica. Este deslindamento teórico-metodológico acontece a partir de uma revisão da história dessa Prática Corporal/ Luta, inicialmente marginalizada pelo catolicismo dominante em relação às crenças africanas, o que não impediu que pouco a pouco tivesse seu valor cultural reconhecido. Consideramos aqui algumas possibilidades de tematização deste tópico analisando-o como conteúdo de ensino derivado de um dado cultural através do processo de transposição didática que vincula relação prática corporal com prática social. Desse modo e sob a perspectiva de exemplo, foi possível constatar potencialidades identitárias no tocante ao respeito às especificidades de cada prática corporal em virtude do processo de transposição didática que viabiliza sua abordagem e seu ensino como saberes escolares conforme prevê o Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental: Componente Curricular Educação Física. Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.Descargas
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