Educação Física, Capoeira e Religiosidade

Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal

Autores/as

Palabras clave:

Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo discutir algumas repercussões da construção da Capoeira como prática corporal significativa à nossa Cultura Corporal de Movimento, a partir do deslindamento de algumas possibilidades de compreensão e abordagem dessa prática como conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física na Educação Básica. Este deslindamento teórico-metodológico acontece a partir de uma revisão da história dessa Prática Corporal/ Luta, inicialmente marginalizada pelo catolicismo dominante em relação às crenças africanas, o que não impediu que pouco a pouco tivesse seu valor cultural reconhecido. Consideramos aqui algumas possibilidades de tematização deste tópico analisando-o como conteúdo de ensino derivado de um dado cultural através do processo de transposição didática que vincula relação prática corporal com prática social. Desse modo e sob a perspectiva de exemplo, foi possível constatar potencialidades identitárias no tocante ao respeito às especificidades de cada prática corporal em virtude do processo de transposição didática que viabiliza sua abordagem e seu ensino como saberes escolares conforme prevê o Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental: Componente Curricular Educação Física. Palavras-chave: Capoeira. Educação Física. Cultura Corporal de Movimento. Prática Corporal. Religiosidade.

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Biografía del autor/a

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

Henrique Gerson Kohl, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Curso de Educação Física do DEF/CCS/UFPE (2011). Pós-Doutorado em Educação-UFPE (2021). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, pela Linha de Pesquisa de Teoria e História da Educação (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação - UFPE, pela Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica (2007). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (2021). Mestre de capoeira-Associação Capoeira Interação (2023). Licenciatura Plena em Educação Física - UFPE (2004). Membro da Associação Capoeira Interação (desde 2001), do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/desde 2004), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO/desde 2009), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE/desde 2011). Inscrito no Conselho Regional de Educação Física (CREF 002132-G-PE). Conselheiro do CREF12/PE (2019-2024). Presidente da Comissão de Ética do CREF12/PE (2019-2023). Presidente da Câmara de Julgamento CREF12/PE (2023). Membro do Conselho Municipal da Cultura do Jaboatão dos Guararapes-PE, representando o segmento de Cultura Popular (2021-2023). Acadêmico da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes-PE (2020). Experiência nas áreas de Educação Física e Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Capoeira, Formação Inicial de Professores(as), Formação Continuada de Professores(as), Prática Pedagógica, Teoria e História da Educação e da Educação Física, Metodologia do Ensino da Educação Física, Ludicidade e outras. Autor de dissertação de mestrado premiada com o 2 Lugar no Nordeste, na Categoria Dissertações e Teses, da 1 edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. Debatedor do Programa Cabeça de Área da TVU-PE (2010-2012). Membro da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências dos Esportes de Pernambuco (2006- 2008). Foi vice coordenador e coordenador de cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura do DEF-CCS-UFPE e Licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR). Exerceu os cargos de subchefe e chefe do Departamento de Educação Física-CCS-UFPE. Coordenou o projeto Segundo Tempo-NEFD-UFPE. Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física. Recebeu, em 09/10/2013, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano (Projeto de Resolução n. 1188/2013, proposto pelo Deputado Estadual José Maurício). Recebeu, em 17/06/2015, na Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, o Título Honorífico de Cidadão Jaboatonense (Projeto de Resolução n. 015/2013, proposto pelo Vereador Manoel Pereira da Costa Neco). Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara-Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes-PE (2015). Homenagem, em 2018, pela autoria técnica do Projeto de Lei n 1709 que reconhece a Capoeira como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Líder, junto com o docente Denis Foster Gondim, do Grupo de Pesquisa intitulado como: Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Artes Marciais, Modalidades Esportivas de Combate, Lutas e Capoeira (Nepex-DEF-CCS-UFPE). Presta assessoria voluntária para projetos sociais, culturais e/ou esportivos. Participa de comissões de projetos e instituições com diferentes vieses. Autor de livros, capítulos de livros, artigos e outras produções. Conselheiro do Prêmio Berimbau de Ouro. Membro da Comissão Estadual para Salvaguarda da Capoeira. Trabalhou em academias, escolas da rede privada (Colégio Apoio, Colégio Equipe, Colégio Motivo, Escola e Curso Panorama, Escola Integral e Grupo Gênese de Ensino), em instituições de ensino superior (Faculdade de Formação de Professores de Goiana, Faculdade Salesiana do Nordeste e Universidade Federal Rural de Pernambuco), em laboratório de pesquisa, projetos de extensão e demais espaços.

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Publicado

2024-04-01

Cómo citar

de Barros Rodrigues, J. R., Fernandes de Souza, E., & Gerson Kohl, H. (2024). Educação Física, Capoeira e Religiosidade: Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal. Educação E (Trans)formação, 1(1), 73–86. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6352

Número

Sección

Artigos