Educação Física, Capoeira e Religiosidade

Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal

Authors

Keywords:

Capoeira. Physical Education. Body Culture of Movement. Physical practice. Religiousity.

Abstract

This work aims to discuss some repercusses of the construction of Capoeira as a significant body practice in our Body Culture Movement, starting from the delineation of some possibilities of understanding and addressing the practice as a teaching content of the Physical Education curricular component in Basic Education. This theoretical-methodological demarcation occurs from a review of the history of Corporal Practice/Lighting, initially marginalized by dominant Catholicism in relationship to African beliefs, which did not prevent it from having its reconstituted cultural value. We consider here some possibilities of thematization of this topic by analyzing it as a content of teaching derived from a cultural given through the process of didactic transposition that links the corporal practice relationship with social practice. In this way and from the perspective of example, it was possible to verify identity potentialities not related to respect for the specificities of each corporal practice in virtue of the didactic transposition process that makes possible its approach and its teaching as school knowledge as provided by the Pernambuco Curriculum – Ensino Fundamental : Physical Education Curricular Component. Key words: Capoeira. Physical Education. Body Culture of Movement. Physical practice. Religiousity.

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Author Biographies

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

Henrique Gerson Kohl, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Curso de Educação Física do DEF/CCS/UFPE (2011). Pós-Doutorado em Educação-UFPE (2021). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE, pela Linha de Pesquisa de Teoria e História da Educação (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação - UFPE, pela Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica (2007). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (2021). Mestre de capoeira-Associação Capoeira Interação (2023). Licenciatura Plena em Educação Física - UFPE (2004). Membro da Associação Capoeira Interação (desde 2001), do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/desde 2004), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO/desde 2009), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE/desde 2011). Inscrito no Conselho Regional de Educação Física (CREF 002132-G-PE). Conselheiro do CREF12/PE (2019-2024). Presidente da Comissão de Ética do CREF12/PE (2019-2023). Presidente da Câmara de Julgamento CREF12/PE (2023). Membro do Conselho Municipal da Cultura do Jaboatão dos Guararapes-PE, representando o segmento de Cultura Popular (2021-2023). Acadêmico da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes-PE (2020). Experiência nas áreas de Educação Física e Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Capoeira, Formação Inicial de Professores(as), Formação Continuada de Professores(as), Prática Pedagógica, Teoria e História da Educação e da Educação Física, Metodologia do Ensino da Educação Física, Ludicidade e outras. Autor de dissertação de mestrado premiada com o 2 Lugar no Nordeste, na Categoria Dissertações e Teses, da 1 edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. Debatedor do Programa Cabeça de Área da TVU-PE (2010-2012). Membro da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências dos Esportes de Pernambuco (2006- 2008). Foi vice coordenador e coordenador de cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura do DEF-CCS-UFPE e Licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR). Exerceu os cargos de subchefe e chefe do Departamento de Educação Física-CCS-UFPE. Coordenou o projeto Segundo Tempo-NEFD-UFPE. Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física. Recebeu, em 09/10/2013, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano (Projeto de Resolução n. 1188/2013, proposto pelo Deputado Estadual José Maurício). Recebeu, em 17/06/2015, na Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, o Título Honorífico de Cidadão Jaboatonense (Projeto de Resolução n. 015/2013, proposto pelo Vereador Manoel Pereira da Costa Neco). Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara-Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes-PE (2015). Homenagem, em 2018, pela autoria técnica do Projeto de Lei n 1709 que reconhece a Capoeira como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Líder, junto com o docente Denis Foster Gondim, do Grupo de Pesquisa intitulado como: Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Artes Marciais, Modalidades Esportivas de Combate, Lutas e Capoeira (Nepex-DEF-CCS-UFPE). Presta assessoria voluntária para projetos sociais, culturais e/ou esportivos. Participa de comissões de projetos e instituições com diferentes vieses. Autor de livros, capítulos de livros, artigos e outras produções. Conselheiro do Prêmio Berimbau de Ouro. Membro da Comissão Estadual para Salvaguarda da Capoeira. Trabalhou em academias, escolas da rede privada (Colégio Apoio, Colégio Equipe, Colégio Motivo, Escola e Curso Panorama, Escola Integral e Grupo Gênese de Ensino), em instituições de ensino superior (Faculdade de Formação de Professores de Goiana, Faculdade Salesiana do Nordeste e Universidade Federal Rural de Pernambuco), em laboratório de pesquisa, projetos de extensão e demais espaços.

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Published

2024-04-01

How to Cite

de Barros Rodrigues, J. R., Fernandes de Souza, E., & Gerson Kohl, H. (2024). Educação Física, Capoeira e Religiosidade: Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal. Educação E (Trans)formação, 1(1), 73–86. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6352

Issue

Section

Artigos