Educação Física, Capoeira e Religiosidade
Materializando possibilidades teórico-metodológicas de abordagem de uma Prática Corporal
Keywords:
Capoeira. Physical Education. Body Culture of Movement. Physical practice. Religiousity.Abstract
This work aims to discuss some repercusses of the construction of Capoeira as a significant body practice in our Body Culture Movement, starting from the delineation of some possibilities of understanding and addressing the practice as a teaching content of the Physical Education curricular component in Basic Education. This theoretical-methodological demarcation occurs from a review of the history of Corporal Practice/Lighting, initially marginalized by dominant Catholicism in relationship to African beliefs, which did not prevent it from having its reconstituted cultural value. We consider here some possibilities of thematization of this topic by analyzing it as a content of teaching derived from a cultural given through the process of didactic transposition that links the corporal practice relationship with social practice. In this way and from the perspective of example, it was possible to verify identity potentialities not related to respect for the specificities of each corporal practice in virtue of the didactic transposition process that makes possible its approach and its teaching as school knowledge as provided by the Pernambuco Curriculum – Ensino Fundamental : Physical Education Curricular Component. Key words: Capoeira. Physical Education. Body Culture of Movement. Physical practice. Religiousity.Downloads
References
DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
_____ Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 2005.
DIARIO DE PERNAMBUCO. Menino de dois anos com 50 agulhas pelo corpo todo. Recife: Diario de Pernambuco, n.150, 16 de dezembro de 2009.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Vol. I, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e históira. 9ed. Petró´polis: Editora Vozes, 2010.
HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O livro das religiões. Trad. Isa Maria Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
JORNAL DO COMMERCIO. O dia em que rui pisou na bola. Recife: Jornal do Commercio, a.91, n.348, 14 de dezembro de 2009.
LUCENA, Ricardo de Figueiredo. A capoeira e o esporte: anotações a partir da sociologia figuracional de norbert elias. In: Escritos a partir de Norbert Elias. Edilson Fernandes de Souza, José Luís Simões e Ricardo de Figueiredo Lucena (Orgs.). Recife: Editora Universitária – UFPE, pp.55-66, 2009.
MACEDO, Ana Paula Rezende. A capoeira angola: história, persistência e transformações. História e Perspectiva. Uberlândia, 2006, pp. 425-461.
MELO, Sálvio Fernandes de. A poesia oral da capoeira: fonte de leituras sobre o negro afro-brasileiro. XI Congresso Internacional da ABRALIC – Tessituras, Interações, Convergências. Universidade de São Paulo, 13 a 17 de julho de 2008.
MELLO, André da Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. Centro Universitário Vila Velha (UVV), s.d.
OLIVEIRA, Paulo Santos de. Revoltas: dois líderes e duas formas de combater a escravidão. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.48-51.
PERNAMBUCO. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Currículo de Pernambuco – ensino fundamental. Recife: A Secretaria, 2019.
PESSOA, Maria Eduarda Lemos da Silva; CASTRO JÚNIOR, Luis Vitor. A musicologia da capoeira: significados e expressões. Universidade Estadual de Feira de Santana, s.d.
PIZA, Daniel. Arte e religião: vestígios de uma relação que já foi mais próxima, mas ainda não se extinguiu. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.24-26.
REIS, André Luiz Teixeira. Educação física & capoeira: saúde e qualidade de vida. Brasília: Thesaurus, 2001.
REVEL, Jacques. A invenção da sociedade. Trad. Vanda Anastácio. Lisboa,: DIFEL, 1989.
RODRIGUES, Júlio Ricardo de Barros. A história da capoeira. Texto subsídio para tematização, discussão e elaboração de atividade avaliativa na Educação Básica. Jaboatão dos Guararapes, 2006.
_____ As lutas como elementos da cultura. Texto utilizado para tematização do conteúdo lutas em aulas da Educação Básica. Jaboatão dos Guararapes, 2009.
SANDRONI, Carlos. Música: mudam os meios, mantêm-se os vínculos. Revista Continente, a.IX, n.108, pp.36-37.
SANETO, Juliana Guimarães; ANJOS, José Luiz. Práticas corporais e religiosidade: discursos de líderes religiosos. Universidade Federal do Espírito Santo (CESPCEO), s.d.
SOUZA, Edilson Fernandes de; KOHL, Henrique Gerson; RODRIGUES, Júlio R. de B. Práticas corporais como linguagem: ponderações preliminares acerca da organização do componente curricular educação física no ensino fundamental. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar Mossoró, v.8, n.25, janeiro/ 2022, p.164-171 (http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/issue/view/215 acesso em: 12 de julho de 2022).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Júlio Ricardo de Barros Rodrigues, Edilson Fernandes de Souza, Henrique Gerson Kohl

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR