Choreographic Representation:

a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE

Authors

Keywords:

Dança; Educação Física; Representação Social

Abstract

This article aims to present the methodology used in the research, outlining and discussing the steps chosen within the theory that served as a theoretical contribution to the dissertation work, which focused its investigation on the field of social representations. In this way, we present the strategies used in the construction of the methodological path where we sought to investigate the social representation of Physical Education teachers in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes in relation to the dance content in their classes. During the chosen path, we chose to carry out qualitative interviews as a collection instrument, as well as analyze and process the data through content analysis, following all the phases presented by Laurence Bardin to finalize the construction of the analysis. Therefore, we chose to build this study in the field of bodily and artistic practices, using metaphors that represented the research and could take it into the universe of dance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Educação Física Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006.2); Doutoranda em Educação Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Pós graduada em Ginástica Postural no Método da Reestruturação Corporal Global (RCG) pela Universidade Gama Filho - UGF; Pós graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho - UGF; Pesquisadora, Bailarina e Professora de Dança com trabalhos desenvolvidos e experiência de mais de 20 anos na dança de salão e dança popular. Tem experiência na área Fitness, Pilates, Ginástica Laboral. Atualmente, também é Professora da Educação Básica na rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes.

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernanmbuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

References

Aquino, Fabíola Cristina de Oliveira Bento. Representações sociais dos (as) professores(as) de educação física sobre o conteúdo da dança nas Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes- PE (2016-2020). 144p. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2021.

Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.

Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal:

Ed. Porto, 1994.

CROSUÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação - Vitória da Conquista, Ano II, n. 2, p.105-114, 2004.

FEIX, Isabel. Representações sociais, memória e cultura: a sociedade de consumo e seus estilos de vida imaginados. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba – PR, 2017.

LABAN, Rudolf. V. Dança educativa moderna. São Paulo. Ícone, 1990

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, nº 57, dez. 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade.

Petrópolis, RJ: Vozes, 21ª. ed, 2002.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SILVA, Cristiana Barcelos da; CARMO, Gerson Tavares do; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves Observações sobre a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 6, n. 2, p. 59-70, dez. 2015.

Published

2024-04-04

How to Cite

Oliveira Bento Aquino, F. C. de, & Fernandes de Souza, E. (2024). Choreographic Representation:: a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE. Educação E (Trans)formação, 1(1), 25–38. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6412