A REPRESENTAÇÃO COREOGRÁFICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE
a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE
Palabras clave:
Dança; Educação Física; Representação SocialResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada na pesquisa traçando e discutindo as etapas escolhidas em meio a teoria que serviu de aporte teórico ao trabalho de dissertação, o qual debruçou sua investigação no campo das representações sociais. Dessa forma, apresentamos as estratégias utilizadas na construção do percurso metodológico onde buscou-se investigar a representação social dos (as) professores (as) de Educação Física do Município do Jaboatão dos Guararapes em relação ao conteúdo da dança em suas aulas. Durante o trajeto escolhido, optamos por realizar como instrumento de coleta as entrevistas qualitativas, bem como fazer a análise e tratamento dos dados através da análise de conteúdo seguindo todas as fases apresentadas por Laurence Bardin para finalizar a construção da análise. Assim, optamos por construir este estudo no campo das práticas corporais e artísticas fazendo uso de metáforas que representassem a pesquisa e pudessem leva-la para dentro no universo da dança.Descargas
Citas
Aquino, Fabíola Cristina de Oliveira Bento. Representações sociais dos (as) professores(as) de educação física sobre o conteúdo da dança nas Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes- PE (2016-2020). 144p. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2021.
Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.
Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal:
Ed. Porto, 1994.
CROSUÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação - Vitória da Conquista, Ano II, n. 2, p.105-114, 2004.
FEIX, Isabel. Representações sociais, memória e cultura: a sociedade de consumo e seus estilos de vida imaginados. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba – PR, 2017.
LABAN, Rudolf. V. Dança educativa moderna. São Paulo. Ícone, 1990
MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, nº 57, dez. 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
Petrópolis, RJ: Vozes, 21ª. ed, 2002.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
SILVA, Cristiana Barcelos da; CARMO, Gerson Tavares do; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves Observações sobre a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 6, n. 2, p. 59-70, dez. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Edilson Fernandes de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR