A REPRESENTAÇÃO COREOGRÁFICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE

a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE

Autores/as

Palabras clave:

Dança; Educação Física; Representação Social

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada na pesquisa traçando e discutindo as etapas escolhidas em meio a teoria que serviu de aporte teórico ao trabalho de dissertação, o qual debruçou sua investigação no campo das representações sociais. Dessa forma, apresentamos as estratégias utilizadas na construção do percurso metodológico onde buscou-se investigar a representação social dos (as) professores (as) de Educação Física do Município do Jaboatão dos Guararapes em relação ao conteúdo da dança em suas aulas. Durante o trajeto escolhido, optamos por realizar como instrumento de coleta as entrevistas qualitativas, bem como fazer a análise e tratamento dos dados através da análise de conteúdo seguindo todas as fases apresentadas por Laurence Bardin para finalizar a construção da análise. Assim, optamos por construir este estudo no campo das práticas corporais e artísticas fazendo uso de metáforas que representassem a pesquisa e pudessem leva-la para dentro no universo da dança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Educação Física Graduada pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006.2); Doutoranda em Educação Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Pós graduada em Ginástica Postural no Método da Reestruturação Corporal Global (RCG) pela Universidade Gama Filho - UGF; Pós graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho - UGF; Pesquisadora, Bailarina e Professora de Dança com trabalhos desenvolvidos e experiência de mais de 20 anos na dança de salão e dança popular. Tem experiência na área Fitness, Pilates, Ginástica Laboral. Atualmente, também é Professora da Educação Básica na rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes.

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernanmbuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

Citas

Aquino, Fabíola Cristina de Oliveira Bento. Representações sociais dos (as) professores(as) de educação física sobre o conteúdo da dança nas Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes- PE (2016-2020). 144p. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2021.

Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.

Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal:

Ed. Porto, 1994.

CROSUÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação - Vitória da Conquista, Ano II, n. 2, p.105-114, 2004.

FEIX, Isabel. Representações sociais, memória e cultura: a sociedade de consumo e seus estilos de vida imaginados. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba – PR, 2017.

LABAN, Rudolf. V. Dança educativa moderna. São Paulo. Ícone, 1990

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, nº 57, dez. 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade.

Petrópolis, RJ: Vozes, 21ª. ed, 2002.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

SILVA, Cristiana Barcelos da; CARMO, Gerson Tavares do; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves Observações sobre a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 6, n. 2, p. 59-70, dez. 2015.

Publicado

2024-04-04

Cómo citar

Oliveira Bento Aquino, F. C. de, & Fernandes de Souza, E. (2024). A REPRESENTAÇÃO COREOGRÁFICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE: a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE. Educação E (Trans)formação, 1(1), 25–38. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6412