A REPRESENTAÇÃO COREOGRÁFICA: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE
a methodological analysis of the construction of social representations of dance as content in Physical Education classes in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE
Palavras-chave:
Dança; Educação Física; Representação SocialResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada na pesquisa traçando e discutindo as etapas escolhidas em meio a teoria que serviu de aporte teórico ao trabalho de dissertação, o qual debruçou sua investigação no campo das representações sociais. Dessa forma, apresentamos as estratégias utilizadas na construção do percurso metodológico onde buscou-se investigar a representação social dos (as) professores (as) de Educação Física do Município do Jaboatão dos Guararapes em relação ao conteúdo da dança em suas aulas. Durante o trajeto escolhido, optamos por realizar como instrumento de coleta as entrevistas qualitativas, bem como fazer a análise e tratamento dos dados através da análise de conteúdo seguindo todas as fases apresentadas por Laurence Bardin para finalizar a construção da análise. Assim, optamos por construir este estudo no campo das práticas corporais e artísticas fazendo uso de metáforas que representassem a pesquisa e pudessem leva-la para dentro no universo da dança.Downloads
Referências
Aquino, Fabíola Cristina de Oliveira Bento. Representações sociais dos (as) professores(as) de educação física sobre o conteúdo da dança nas Escolas Municipais do Jaboatão dos Guararapes- PE (2016-2020). 144p. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2021.
Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro.
Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Portugal:
Ed. Porto, 1994.
CROSUÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação - Vitória da Conquista, Ano II, n. 2, p.105-114, 2004.
FEIX, Isabel. Representações sociais, memória e cultura: a sociedade de consumo e seus estilos de vida imaginados. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba – PR, 2017.
LABAN, Rudolf. V. Dança educativa moderna. São Paulo. Ícone, 1990
MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, nº 57, dez. 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
Petrópolis, RJ: Vozes, 21ª. ed, 2002.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
SILVA, Cristiana Barcelos da; CARMO, Gerson Tavares do; SILVA, Alessandra Maria Custódio da. Breves Observações sobre a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a Interdisciplinaridade. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 6, n. 2, p. 59-70, dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Edilson Fernandes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR