ACADEMIA E O CHÃO DA ESCOLA: APRENDER E O FAZER DE FORMA INDISSOCIÁVEL
Palabras clave:
Prática Docente, Aulas Práticas, Fora das salas de aulas, IntervençãoResumen
Este trabalho tem como objetivo uma explanação a respeito da teoria adquirida na academia e da prática no chão da escola, além de uma descrição de como a disciplina Fundamentos e Metodologias no Ensino de Artes II (FMEA II), do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, refletiu na vida particular dos discentes. Para melhor compreensão do assunto estudado, utilizamos estudiosos que nos trazem reflexões importantes, sendo Almeida; Miranda (2015), Freire (1996; 2020), Pimenta; Lima (2004), e Miranda (2009). Utilizaremos para tal estudo a pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, buscando realizar uma interpretação dos estudiosos sobre a temática proposta, além de análise referentes ao plano de aula da disciplina e da importância gradual da mesma para a prática em sala de aula. Através desse estudo, é notória a importância as contribuições que a sala de aula no contexto acadêmico tem sobre seus graduandos, contudo é necessário considerar os espaços formativos fora sala de aula, se atentando ainda que a absorção da teoria nas disciplinas ministradas não é suficiente para que o graduando tenha sua plenitude colocada em sala. Deste modo, deve-se buscar levar futuros docentes de encontro à teoria e a prática no chão da escola.Descargas
Citas
ALMEIDA, Eliana do Sacramento de; MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. História Oral, Comunidade Quilombola e Preservação da Saúde: Narrativas e Rememoração. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL, 10, 2015, Bahia. Anais... [...] Olinda, 2015. p. 1-10. Disponível em: https://www.nordeste2015.historiaoral.org.br/resources/anais/11/1439163055_ARQUIVO_ARTIGOENCONTRODEHISTORIAORAL2015.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.
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