ACADEMIA E O CHÃO DA ESCOLA: APRENDER E O FAZER DE FORMA INDISSOCIÁVEL

Autores

Palavras-chave:

Prática Docente, Aulas Práticas, Fora das salas de aulas, Intervenção

Resumo

Este trabalho tem como objetivo uma explanação a respeito da teoria adquirida na academia e da prática no chão da escola, além de uma descrição de como a disciplina Fundamentos e Metodologias no Ensino de Artes II (FMEA II), do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, refletiu na vida particular dos discentes. Para melhor compreensão do assunto estudado, utilizamos estudiosos que nos trazem reflexões importantes, sendo Almeida; Miranda (2015), Freire (1996; 2020), Pimenta; Lima (2004), e Miranda (2009). Utilizaremos para tal estudo a pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, buscando realizar uma interpretação dos estudiosos sobre a temática proposta, além de análise referentes ao plano de aula da disciplina e da importância gradual da mesma para a prática em sala de aula. Através desse estudo, é notória a importância as contribuições que a sala de aula no contexto acadêmico tem sobre seus graduandos, contudo é necessário considerar os espaços formativos fora sala de aula, se atentando ainda que a absorção da teoria nas disciplinas ministradas não é suficiente para que o graduando tenha sua plenitude colocada em sala. Deste modo, deve-se buscar levar futuros docentes de encontro à teoria e a prática no chão da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucenildo Vicente, UFAPE

Estudante de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) Garanhuns-PE, participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Emancipadora (NIEPEE - 2021) e do Programa em Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Comunidade Populares e Quilombolas (2023). Foi participante do Programa institucional de Bolsa Iniciação à Docência PIBID/UFRPE- Núcleo de Pedagogia, desenvolvendo atividades na área de Alfabetização e Letramento e aperfeiçoamento a prática docente através da atuação na escola municipal inserida ao Programa (2020-2022), participou do Grupo de Estudos e Pesquisas Cátedra Paulo Freire: espaço de reinvenção do legado freiriano (2020), Grupo de estudos e pesquisas em Paulo Freire: rumo ao centenário do educador (2021), e do Projeto de Extensão Revistando o legado do educador Paulo Freire: estudos e pesquisas (2022), além do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire (GPEEIPF, 2022-2023 ) ambos pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Luiz César Barbosa da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Mestre em Culturas Populares, na linha de pesquisa Artes Populares: Processos analíticos, pedagógicos e criativos, no Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCult) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE-UAG). Pós - Especialista em Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil pela Faculdade Metropolitana. Graduando em Artes Visuais através da Uninter. Participou dos programas Mediação de Conflitos, realizado pelo Ministério Público de Pernambuco; Programa de Monitoria na disciplina de Prática Educacional, Pesquisa e extensão - PEPE I e do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES (2014 - 2016) da UFRPE - UAG. Atualmente é Professor Substituto no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Arte I e II e Fundamentos e Metodologias no Ensino da Arte I. Membro da Revista Educação e (Trans)formação. Tem interesse em pesquisas voltadas ao ensino de arte, leitura de imagem, culturas populares, pós-estruturalismo, decolonialismo e temas regionais. É coordenador do Grupo de Estudos SuleArte, da UFAPE e do curso de extensão Ver, Rever, Transver: Olhares sobre a vida

Referências

ALMEIDA, Eliana do Sacramento de; MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. História Oral, Comunidade Quilombola e Preservação da Saúde: Narrativas e Rememoração. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL, 10, 2015, Bahia. Anais... [...] Olinda, 2015. p. 1-10. Disponível em: https://www.nordeste2015.historiaoral.org.br/resources/anais/11/1439163055_ARQUIVO_ARTIGOENCONTRODEHISTORIAORAL2015.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 72. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

MIRANDA, Joseval dos Reis. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009, Curitiba. Anais [...] Curitiba, 2009. p. 6452-6463. Disponível em: https://silo.tips/download/o-estagio-supervisionado-e-a-atuaao-de-pedagogos-em-espaos-nao-escolares. Acesso em: 03 mar. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOI, Christiane Kleinübing; MELO, Rodrigo Bandeira de; SILVA, Anielson Barbosa. Pesquisa Qualitativa nas Organizações - Paradigmas Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

DAVOLI; Mara. Documentar processos, recolher sinais In: Documentação pedagógica: teoria e prática. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO; Amaral Suely. Pedro & João Editores, São Carlos- SP, p. 27-42. 2017.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Vicente, L., & Barbosa da Silva, L. C. (2024). ACADEMIA E O CHÃO DA ESCOLA: APRENDER E O FAZER DE FORMA INDISSOCIÁVEL. Educação E (Trans)formação, 1(1), 209–225. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7189

Edição

Seção

Artigos